Início > Cinema > Melhores do ano: Parte 2

Melhores do ano: Parte 2

Segunda parte da lista dos melhores do ano no cinema, elaborada com os mesmos critérios: filmes que estrearam no Brasil entre janeiro e dezembro de 2010, independente do ano de produção e nacionalidade. E os melhores, em ordem decrescente, são:

.

Melhor Direção

1. Michael Haneke, A FITA BRANCA
2. David Fincher, A REDE SOCIAL
3. Christopher Nolan, A ORIGEM
4. Juan José Campanella, O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
5. Kathryn Bigelow, GUERRA AO TERROR

Menções honrosas: Chan-wook Park, SEDE DE SANGUE / Werner Herzog, VÍCIO FRENÉTICO / Dean DeBlois e Chris Sanders, COMO TREINAR SEU DRAGÃO / Martin Scorsese, ILHA DO MEDO / Laís Bodanzky, AS MELHORES COISAS DO MUNDO

.

Melhor Ator

1. Colin Firth, DIREITO DE AMAR
2. Jesse Eisenberg, A REDE SOCIAL
3. Jeremy Renner, GUERRA AO TERROR
4. Tahar Rahim, O PROFETA
5. Max Records, ONDE VIVEM OS MONSTROS

Menções honrosas: Nicolas Cage, VÍCIO FRENÉTICO / Jeff Bridges, CORAÇÃO LOUCO / Michael Stuhlbarg, UM HOMEM SÉRIO / Wagner Moura, TROPA DE ELITE 2 / Xavier Dolan, EU MATEI MINHA MÃE

.

Melhor Atriz

1. Hye-ja Kim, MOTHER: A BUSCA PELA VERDADE
2. Annette Bening, MINHAS MÃES E MEU PAI
3. Carey Mulligan, EDUCAÇÃO
4. Ok-bin Kim, SEDE DE SANGUE
5. Julianne Moore, MINHAS MÃES E MEU PAI

Menções honrosas: Anne Dorval, EU MATEI MINHA MÃE / Gabourey Sidibe, PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA / Marion Cotillard, NINE / Abbie Cornish, BRILHO DE UMA PAIXÃO / Emily Blunt, A JOVEM RAINHA VITÓRIA

.

Melhor Ator Coadjuvante

1. Niels Arestrup, O PROFETA
2. Andrew Garfield, A REDE SOCIAL
3. Burghart Klaussner, A FITA BRANCA
4. Guillermo Francella, O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
5. Sandro Rocha, TROPA DE ELITE 2

Menções honrosas: Armie Hammer, A REDE SOCIAL / Woody Harrelson, ZUMBILÂNDIA / Michael Douglas, WALL STREET: O DINHEIRO NUNCA DORME / James Gandolfini, ONDE VIVEM OS MONSTROS / Fiuk, AS MELHORES COISAS DO MUNDO

.

Melhor Atriz Coadjuvante

1. Mo’Nique, PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
2. Julianne Moore, DIREITO DE AMAR
3. Samantha Morton, O MENSAGEIRO
4. Vera Farmiga, AMOR SEM ESCALAS
5. Rosamund Pike, EDUCAÇÃO

Menções honrosas: Marion Cotillard, A ORIGEM / Oliva Wilde, ESCRITOR FANTASMA / Cristiane Torloni, CHICO XAVIER / Chloe Grace Moretz, KICK-ASS / Denise Fraga, AS MELHORES COISAS DO MUNDO

.

Melhor Roteiro Adaptado

1. Aaron Sorkin, A REDE SOCIAL
2. Eduardo Sacheri e Juan José Campanella, O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
3. Nick Hornby, EDUCAÇÃO
4. Bráulio Mantovani e José Padilha, TROPA DE ELITE 2
5. William Davies, Dean DeBlois e Chris Sanders, COMO TREINAR SEU DRAGÃO

Menções honrosas: Laurent Tirard  e Grégoire Vigneron, O PEQUENO NICOLAU  / Michael Arndt, TOY STORY 3 / Jane Goldman e Matthew Vaughn, KICK-ASS /Tom Ford  e David Scearce, DIREITO DE AMAR / Allan Loeb e Stephen Schiff, WALL STREET: O DINHEIRO NUNCA DORME

.

Melhor Roteiro Original

1. Michael Haneke, A FITA BRANCA
2. Christoper Nolan, A ORIGEM
3. Adam Elliot, MARY & MAX: UMA AMIZADE DIFERENTE
4. Xavier Dolan, EU MATEI MINHA MÃE
5. Luiz Bolognesi, AS MELHORES COISAS DO MUNDO

Menções honrosas: Lisa Chodolenko e Stuart  Blumber, MINHAS MÃES E MEU PAI / Joel Coen e Ethan Coen, UM HOMEM SÉRIO / Mark Boal, GUERRA AO TERROR / Rhett Reese e Paul Wernick, ZUMBILÂNDIA / Chris Sparling, ENTERRADO VIVO

.

Nos próximos posts: top 10 melhores filmes do ano e as grandes cenas de 2010!

Categorias:Cinema
  1. 28 dezembro 2010 às 3:56 am

    Eu pensava que Ok-bin Kim e Burghart Klaussner estariam presentes apenas na minha lista, visto que passaram, injustamente, despercebidos por premiações e até pela crítica. São trabalhos memoráveis desses dois atores. Muito satisfeito de vê-los mencionados aqui.

    mais uma vez, parabéns pela seleção, man!

    abs!

    • 28 dezembro 2010 às 3:59 am

      Tom, imagina, assim que vi os filmes, já deixei o nome dos dois anotados: desempenhos brilhantes que merecem a menção! Valeu pelos parabéns😉 Continue aparacendo. Abs!

  2. 28 dezembro 2010 às 11:02 am

    Gostei das duas menções a Marion Cotillard, de fato merecidas. Sou fã da Samantha Morton, mas não achei sua atuação em O Mensageiro tão boa assim.

  3. L. Vinicius
    28 dezembro 2010 às 4:10 pm

    gostei demais da lista até aqui, mas acho que só eu achei o Fred Melamed genial em Um Homem Sério, só aparece na minha lista como melhor ator coadjuvante…

    • 29 dezembro 2010 às 3:39 am

      Flavio, eu, ao contrário, achei a participação de Samantha a melhor coisa do filme! Pena que não chegou ao Oscar na última edição.

      L. Vinícius, aguardo pela sua lista! Devo confessarf que Melamed nem passou perto do meu radar…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

