Início > Cinema, Top 10 > Top 10: Piores do ano

Top 10: Piores do ano

Antes da lista dos melhores do cinema em 2010, há de haver, também, a dos piores filmes que chegaram ao Brasil nesse ano de acordo com o “Letters from Louis”. Eis os “vencedores”:

.

10. O Príncipe da Pérsia

Surgiu com a intenção de se tornar uma franquia tão poderosa para Disney e Jerry Bruckheimer quanto foi (e é) “Piratas do Caribe”. Mas Jake Gyllanhaal não é nenhum Johnny Depp, e a fita em si é bagunçada e mal estruturada, longa demais para o que se propõe, abarrotada de personagens imbecis e previsível do primeiro ao último frame.

.

9. Um Olhar do Paraíso

Peter Jackson dá seu primeiro passo em falso. Tenta adaptar para as telas um livro pesado e díficil, mas ameniza tanto o enredo que tira todo o propósito da ação. O preço por essa infelicidade é um filme frio, sem clima e sem tensão, onde todas as tentativas de emocionar não se concretizam. Ao se voltar para o assassinato e pós-vida de uma garotinha, resulta fraco ao explorar o luto do núcleo familiar, insatisfatório na investigação policial, e nulo quando se volta para o plano espiritual.

.

8. Idas e Vindas do Amor

Com altíssimo número de estrelas por metro quadrado, essa comédia romântica ambientada no Dia dos Namorados americano foi bem de bilheteria, mas nem por isso é digna de nota. Seguindo o esquema de personagens múltuplos, cínicos e apaixonados têm espaço no filme, mas são todos retratados da maneira mais preguiçosa que se possa imaginar. Fica faltando, também, um beijo gay entre o casal bafo Eric Dane e Bradley Cooper.

.

7. O Caçador de Recompensas

Um tiro no pé de Jennifer Aniston, que não é uma má atriz, e foi se unir com o canastrão Gerard Butler, que não é bom em nada. Nessa comédia romântica fútil e sem-graça, os dois formam um casal divorciado que redescobre o amor frente a uma espiral de confusões. Que Jennifer não tarde a perceber que está se desperdiçando em projetos babacas e dê uma guinada na carreira outrora promissora.

.

6. Vírus

No ano em que os zumbis voltaram à moda, “Vírus” veio para lembrar que nem tudo que tem a ver com mortos-vivos é garantia de sucesso. Trata-se de um filme insípido, sem densidade ou intensidade e incapaz de definir a história que está contando. Evitem a todo custo.

.

5. O Lobisomem

Uma fita lúgubre, escura, ultrapassada e insuportável protagonizada por Benício Del Toro. Quando acerta, ele é o melhor ator do mundo; quando erra, é um preguiçoso de aspecto macilento e embriagado (as olheiras salientes também não contribuem para sua imagem). A maquiagem que o transforma em lobo é deficiente, os efeitos beiram o amadorismo e até a reconstituição de época é nada mais que neutra. O resultado é decepcionante para os que esperavam grande coisa e banal para os que sempre tiveram um pé atrás.

.

4. Alvin e os Esquilos 2

Dá para encarar como um programa familiar inofensivo, mas numa análise mais racional, não tem como ignorar o fato de “Alvin e os Esquilo 2” ser um filme muito, muito ruim. Segue exatamente as mesmas fórmulas do primeiro (aliás, parece estar contando a mesma história), inclusive regravando sucessos descartáveis da música pop nas vozes de taquara dos esquilos-cantores. Quem rangeu os dentes no anterior pode se poupar o constrangimento dessa vez.

.

3. Sex and the City 2

O pior filme americano de 2010. A continuação surgiu atrelada à boa bilheteria do primeiro filme e sem qualquer propósito além de converter a franquia em mais dinheiro para o estúdio. Afinal, não há para onde levar a trama e algo mais a ser dito sobre as personagens, que se transformam por completo nas caricaturas que a série de TV impedira que se tornassem. Curioso, também, que “Sex and the City 2” tem quase nada de sexo e de cidade. Que horror.

.

2. High School Musical – O Desafio

A Disney precisa perder o hábito de refazer suas franquias de sucesso em países estrangeiros, com elenco e produção local. Já tinham errado ao refilmar a série “Desperate Housewives” na Argentina, primeiro em castelhano e depois em português, com atores brasileiros deslocados nos papeis. Agora inventaram de adaptar “High School Musical” para a nossa realidade, ambientando a trama no Rio de Janeiro e escalando jovens revelados por um programa de TV. O resultado, obviamente, é uma ficção caramelizada e puerill, para não dizer ridícula.

.

1. Amor Por Acaso

Mesclar num mesmo filme o profissionalismo do cinema americano e a verve indissolúvel dos brasileiros é, em teoria, um raciocínio válido. Na prática, nem tanto. É o que prova a comédia romântica “Amor Por Acaso”, co-produção entre Brasil e Estados Unidos dirigida por Márcio Garcia e protagonizado por Juliana Paes. Essa miscigenação só herdou das comédias ianques o que há de mais batido e ultrapassado, e do cinema brasileiro, a canastrice que frequentemente o assola. Uma tortura!

.

Pelo segundo ano consecutivo, os primeiros colocados da lista dos piores vêm do Brasil (em 2009, elegi “Do Começo ao Fim” e “Salve Geral”). Até quando, eu pergunto?

*

Feliz Natal, querido leitor!

Categorias:Cinema, Top 10
  1. 25 dezembro 2010 às 11:11 am

    Eu não vi o #1, o #2, o #3, o #4 e o #7. Dos outros, também considero IDAS E VINDAS DO AMOR muito ruim, mas nem tanto PRÍNCIPE DA PÉRSIA e menos ainda VÍRUS. São fracos, mas não são péssimos. Esse ano (assim como os outros) teve muito filme péssimo, mas eu colocaria OS VAMPIROS QUE SE MORDAM, NOSSO LAR, RESIDENT EVIL 4…

    • 25 dezembro 2010 às 11:50 am

      Mateus, não vi Os Vampiros Que Se Mordam, antevendo que seria uma bomba, mas tenho certeza que, se tivesse visto, chegaria aos finalistas. Não cogitei Nosso Lar porque vejo alguns méritos técnicos no projeto que precisam ser encorajados, e gostei de Resident Evil 4. Formulei a lista com base nas cotações que dei aos filmes (todos listados na página Filmes 2010), pesando os meses desde que os assisti e nos quais pude pensar melhor sobre eles.

  2. 25 dezembro 2010 às 4:38 pm

    Fala Louis, tranquilo?

    Concordo com todos, menos com Vírus. Achei um ótimo trabalho intimista sobre o mundo pos-apocaliptico. Ele me convenceu do começo ao fim.

    Um Olhar do Paraíso poderia ter sido muito melhor, eu gostei bastante da primeira parte, depois ele se perde bizarramente. Realmente, o primeiro passo em falso do Peter Jackson.

    Abraços.

  3. Caroline®
    25 dezembro 2010 às 6:26 pm

    Acho que concordo com sua lista, viu? Não curto filmes de fantasia, então nada de Prince of Persia; Peter Jackson tem a incrível habilidade de fazer filmes compriiiiidos e sem nenhuma história (até hoje não me conformo com King Kong); Valentine’s day é uma babaquice cheia de gente bonita; J. Aniston é bem fraca, não vejo os filmes dela; não gosto de zumbis, nem lobisomens nem vampiros; gostava dos Chipmunks em desenho quando era criança; HSM não merece sequer um comentário; e a veia do cinema brasileiro definitivamente não é tentar imitar o ianque…
    Tomara que Tropa 2 literalmente salve a pátria do fiasco na lista dos melhores!

    • 25 dezembro 2010 às 8:53 pm

      Bruno, os elogios de vocês a Virus até me fazem ter vontade de revê-lo para, quem sabe, reavaliar minha opinião, mas me lembro da experiência ter sido insuportável da primeira vez rsrs… Abraços!

      Caroline, a minha lista de melhores já está devidamente formulada. Pra fazer suspense, não vou revelar de antemão quem entrou hahaha! Mas acho que o cinema brasileiro merece os parábens não só por Tropa, mas também por As Melhores Coisas do Mundo, um filme belíssimo, e ainda Chico Xavier, que é bem digno e teve uma identificação muito forte com o público.

  4. annastesia
    25 dezembro 2010 às 10:35 pm

    Concordo com sua lista. É muita tosqueira reunida ao mesmo tempo agora, não é mesmo? Ahahahaha! Se bem que colocaria O caçador de recompensas mais próximo do pódio. Eu até pensei em citar outras porcarias cinematográficas de 2010, mas não quero ter pesadelos essa noite!

  5. 26 dezembro 2010 às 12:54 am

    eu me sinto uma pessoa ABENÇOADA por não ter visto NENHUM filme desta duvidosa lista de campeões, hehehe.

    e, eeeei. Gerard Butler é bom de se olhar, Louis. acho ele nham nhaaaamíssimo.😉

    • 26 dezembro 2010 às 7:34 am

      Annastesia, como O Caçador de Recompensas é ruim, né?? Revi um pedaço no avião depois de ver no cinema. O HORROR! Mas, como eu acabo vendo de tudo um pouco, sempre sobram filmes pra lista dos piores…

      Quéroul, garota esperta!🙂 E concordo com você sobre o Gerard. Mas, nesse caso, acho que quem merece os parabéns são a mãe e o pai dele! hahahahaha

  6. 26 dezembro 2010 às 5:32 pm

    Vi “Um olhar do paraíso” que é péssimo, ruim demais e “Alvin e os esquilos 2” que claro, É O PIOR FILME QUE VI NA MINHA VIDA, sinceramente. Nem como um ‘programa infantil’ aquilo serve ….

    abs🙂

  7. Bárbara :)
    26 dezembro 2010 às 6:29 pm

    Eu só assisti Idas e Vindas, Alvin e os esquilos e Sex and the City e realmente eles foram péssimos.

  8. Sheik
    27 dezembro 2010 às 5:12 pm

    Quem fez essa lista é louco “Princípe da Pérsia” é um filme muito bom, claro não é um filmão como A origem (Inception), mas é um filme que vale a pena ser visto, inclusive assisti no cinema e valeu a pena cada centavo. Outro filme que discordo na lista é o “O Lobisomem”, esse não é um filme que valia a pena assistir no cinema, mas vale a pena assisti em casa se não tem um filme melhor pra assistir, ou seja não deveria estar na lista. E por fim “Um Olhar do Paraíso” é melhor que lobisomem, ou seja tbem não deveria está na lista. Eu concluiria na lista “comer, rezar e amar” esse sim é um filme muito ruim.

    • 28 dezembro 2010 às 3:49 am

      James Lee, realmente, duas bombas!🙂 Abs!

      Bárbara, desvie-se dos outros sete que também não tem nada de bom.

      Sheik, se você acha, faça a SUA lista de piores ao invés de ponderar nas listas alheias. Aqui, entraram aqueles que eu considero os piores de 2010, e não com base em achismos. Discorri a respeito de cada uma das minhas opiniões😉

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: