Início > Cinema > A velha guarda

A velha guarda

Andei me desviando, sem nenhum motivo específico, da comédia de ação “RED – Aposentados e Perigosos”, em cartaz há algum tempo nos cinemas brasileiros. Entrei na sala de projeção por pura falta de opção – já tinha visto todos os outros filmes em exibição naquele arteplex – e devo dizer que, seja por meu desinteresse ou falta de expectativa, acabei aproveitando a fita por completo.

Baseado numa HQ honônima da DC Comics, “RED” é sobre um velho agente da CIA que é forçado a abandonar a aposentadoria quando se vê envolvido numa conspiração criminosa perpetrada pelo governo. Bruce Willis parece bastante à vontade no papel, assumindo a idade avançada junto de um time de veteranos que se defende muito bem – Morgan Freeman, John Malkovich, Brian Cox e Helen Mirren são todos ex-agentes em posição similar à do protagonista, que retornam ao campo para auxiliá-lo e para mostrar à nova geração como as coisas costumavam ser feitas (em pró da narrativa leve, a velha guarda é dura, mas nem por isso amarga). Karl Urban faz um agente-modelo designado a refreá-los, Richard Dreyfuss é um dos envolvidos na corrupção e Julian McMahon interpreta o vice-presidente dos Estados Unidos. Mary-Louise Parker fecha o elenco como uma civil que servirá de interesse romântico para Willis.

Os personagens não passam de arquétipos, já que não convém ao roteiro desenvolvê-los ou aprofundar situações que não importem às piadas. Ainda que “RED” não seja uma comédia escancarada, o tom humorístico prevalece durante toda a metragem e faz com que certas soluções exageradas se tornem críveis para a lógica interna do filme. Obviamente, o próprio enredo é secundário e não há porque se preocupar com suas reviravoltas. A experiência é satisfatória pelo fato de acompanharmos o elenco se divertindo a valer – e, pelo ritmo movimentado e a ação bem distribuída, a diversão também deve se estender a nós, espectadores.

.:. RED (RED – Aposentados e Perigosos, 2010, dirigido por Robert Schwentke). Cotação: B-

Categorias:Cinema
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: