Início > Cinema > Circuito: Atividade Paranormal 2

Circuito: Atividade Paranormal 2

Não sou frequentador da Mostra há tantos anos, mas devo mencionar que não me recordo de uma edição tão desorganizada e problemática quanto essa – nas poucas sessões em que compareci, presenciei erros técnicos, legendas fora de sincronia, cópias digitais de quinta categoria, overbooking e várias substituições de filmes sem qualquer aviso prévio no site oficial. Estava disposto a assistir “Submarino” nessa terça-feira de feriado, por exemplo, e o filme foi trocado de última hora por outro que não me despertava interesse.

Para não perder a viagem, acabei vendo um filme do circuito oficial que, não fosse pela Mostra, eu teria conferido logo na estreia. Refiro-me à “Atividade Paranormal 2”, a continuação do grande sucesso independente do ano passado. O primeiro filme, vocês devem se lembrar, cresceu no boca-a-boca depois que Steven Spielberg o descobriu e distribuiu com seu estúdio Dreamworks. Era mais um desses suspenses em que um dos personagens manuseia a câmera e o público só vê o que o aparelho gravou. Dessa vez, contando a história de um casal que, por acreditar que espíritos se apossaram de sua casa, passam a filmar todos os cômodos à procura de algum indício dessa assombração – e esses indícios vêm na forma de uma porta que se mexe sem o auxílio do vento e de crises de sonambulismo da protagonista.

Com extrema sutileza, o primeiro filme correspondia ao que se propunha e deixava o público de cabelos em pé. O problema é que a esmagadora maioria dos longas que seguem essa estrutura se encerram com a morte de um ou mais personagens principais – uma regra implícita fincada por “A Bruxa de Blair”, que foi vendido como a descoberta autêntica das fitas de três cineastas amadores que desapareceram numa floresta enquanto pesquisavam a veracidade de uma lenda sobrenatural. Qualquer continuação, portanto, implicaria na mudança de personagens e numa trama fresca e inteiramente nova. Não é o caso de “Atividade Paranormal 2”, cujo elenco é integrado pelos dois atores do anterior.

Como logo descobrimos, não se trata de uma sequência, mas sim do que os americanos chamam de “prequel”. Antes de atormentar a vida de Katie e Micah, a força paranormal estava atrás da família da irmã dela, composta pelo marido, uma enteada adolescente e um filho recém-nascido. É mantido o esquema da câmera subjetiva, além de câmeras de segurança instaladas pela residência que também registram boa parte da ação. Os sustos estão mais planejados e menos convincentes e as aparições de Katie e Micah soam como uma tentativa tola do roteiro de incluí-los na história. Dito isso, “Atividade Paranomal 2” tem o suficiente para prender a atenção da plateia; até onde se tem notícia, as sessões do filme no Brasil tem sido entusiasmadas, com espectadores que reagem a cada susto. O que é mais do que se poderia esperar.

.:. Atividade Paranormal 2 (Paranormal Activity 2, 2010, dirigido por Tod Williams). Cotação: B-

Categorias:Cinema
  1. 4 novembro 2010 às 1:44 pm

    ai, eu achei o primeiro tão, mas tão fraco que não tive nenhuma curiosidade pra ver o segundo.
    como sempre, quando sair em dvd e não for mais lançamento, eu pego pra ver qual é. mas sinto que vai ser ruim. hehehe.

    [Louis, tinha que te contar algo pavoroso, isso sim digno de susto: assisti Dr. Strangelove, finalmente, e achei UÓDOBORÓ!!! Preferi Piranha 3D, viu. Louis? Louis??? LOUIS? Levanta menino, respira, CHAMEM UM MÉDICO! (continua meu amigo? toma café comigo?)]

    • 6 novembro 2010 às 4:02 am

      Quéroul, estou por aqui, minha linda!! O problema é que minha internet não está funcionando, e ou eu uso no serviço, ou fico tentando roubar sinal, o que de qualquer maneira é trampo.

      Quando tiver minha conexão dos sonhos de volta a gente se fala com calma e carinho e marcamos nosso tão sonhado café. Daí quem sabe eu te convença a gostar de Atividade Paranormal ??🙂

      Beijo!!

  2. 12 novembro 2010 às 5:58 am

    mais loucos o final sao sempre os melhores partes

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

