Início > Cinema > Mostra 2010: Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

Mostra 2010: Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

Mesmo que a fase atual de Woody Allen nem de longe remeta aos seus anos de glória, os fãs continuam a prestigiá-lo e a acompanhar seus filmes com um mínimo de simpatia. Os admiradores brasileiros do cineasta não são poucos, e seu novo trabalho “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” foi uma atração disputadíssima nessa Mostra, ainda que já tenha data marcada para entrar em circuito (na sessão em que eu estava houve overbooking e os últimos a chegar tiveram que se acomodar nos degraus).

Não carece comparar o filme, que passa por uma diversão honesta, satisfatória e despretensiosa, com as obras-primas que ficaram eternizadas. Mas vale dizer que, dentre os exemplares da nova fase de Allen, este aqui é dos mais interessantes. Geralmente, ele lança um filme por ano, já que é conhecido por filmar com economia, dentro do prazo e do orçamento; aliás, é notório por detestar ensaios e repetição de tomadas, pois já contrata os atores sabendo o que eles renderão. Tanto que a participação de Anthony Hopkins nesse filme é bem conveniente, uma vez que ele próprio é considerado um profissional preciso e direto.

A trama é novamente ambientada em Londres (depois de tanto tempo declarando o amor por Nova York, Woody resolveu admirar paisagens mais européias, e ao que tudo indica, também planeja filmar em breve no Brasil). Algumas marcas registradas do diretor continuam presentes – créditos iniciais sóbrios em fonte serifada, elenco creditado em ordem alfabética, narração onisciente conduzindo a ação -, e o roteiro, como também é bastante típico de Allen, começa atirando para todos os lados antes de se assentar e deixar clara sua linha de raciocínio.

Começa apresentando uma senhora (Gemma Jones) que recorre a uma cartomante depois que o marido (Hopkins) lhe troca por uma garota de programa vulgar. A filha do casal (Naomi Watts) testemunha as ladainhas da mãe após o divórcio, embora ela própria tenha problemas no casamento: o marido (Josh Brolin) é um “escritor de livro só” que, na ansiedade de ter o novo romance aprovado pela editora, começa a passar tempo demais espiando a vizinha musicista do outro lado da rua (Frieda Pinto). Há um outro elemento na história, o dono da galeria de arte em que Naomi trabalha interpretado por Antonio Banderas (erroneamente, o pôster nacional parece vendê-lo como protagonista da história, quando na verdade é um coadjuvante; o título do filme também parece se referir a ele, mas é bem mais abrangente).

Em termos de comédia, é bem eficiente e nunca cansativo – apesar de, às vezes, deixar a sensação de que certas cenas poderiam ter sido suprimidas pela narração e de que, ao contrário, estão narrando passagens que poderiam ser desenvolvidas em quadros. Num balanço geral, esta é uma fita muito agradável que os fãs de Allen receberão de bom grado. Como, aliás, sempre tem sido.

.:. Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (You’ll Meet a Tall Dark Stranger, 2010, dirigido por Woody Allen). Cotação: B+

Categorias:Cinema
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: