Início > Cinema > Mostra 2010: O Sequestro de Um Herói

Mostra 2010: O Sequestro de Um Herói

O primeiro dia de Mostra não foi nada promissor. Ao menos no Espaço Unibanco Pompéia, no Shopping Bourbon (o cinema mais bem localizado para mim dentre todos os que participam do evento), o público foi muito fraco. Isso talvez seja justificável porque essa sala fica fora do eixo da Paulista, aonde os cinéfilos costumam se concentrar, mas ainda assim, comparado ao ano passado, a frequência deixou a desejar.

Cá entre nós, a programação também não tem tantos atrativos dessa vez. Acabei vendo “O Sequestro de Um Herói” totalmente às cegas, por falta de outra opção que me despertasse maior interesse (e por comodidade, já que “Atração Perigosa”, thriller dirigido pelo Ben Affleck que eu queria muito ver, seria exibido em seguida no mesmo local). Este aqui é um filme francês estrelado por Yvan Attal, marido, na vida real, de Charlotte Gainsbourg. Relata, com a frieza e a distância habituais na cinematografia do país, o sequestro do CEO de uma multinacional bilionária.

A ação se divide entre o cativeiro, aonde ele é brutalizado física e psicologicamente (chega a ter um dos dedos amputados pelos sequestradores), e o núcleo familiar e executivo responsável pelas negociações do resgate. Entrementes, a superexposição do caso na mídia traz à tona diversos escândalos envolvendo o protagonista, como casos extraconjugais e a perda de dinheiro em jogatinas. Ou seja, enquanto tem a vida ameaçada por criminosos perigosos e bem organizados, a vida exterior que tinha construído também vai desmoronando.

Infelizmente, essa dualidade não é bem explorada, e o personagem não possui características que provoquem a empatia do público (o título nacional é equivocado, já que não há qualquer semelhança com “herói”). O roteiro parece criar as brechas certas, mas não as explora por completo, o que resulta num filme duro e esquecível, prejudicado ainda pelo final abrupto. Se essa é uma das atrações mais realçadas da Mostra é porque as coisas vão mal!

.:. O Sequestro de um Herói (Rapt, 2009, dirigido por). Cotação: C-

Categorias:Cinema
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: