Início > Música > Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Miau, miau, miau. Cocorocó.

Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Miau, miau, miau. Cocorocó.

O Dia das Crianças está chegando, e sei que faz um tempinho que eu deixei de ser criança e que provavelmente meu pobre blog não tem nenhum leitor nessa faixa etária, mas queria aproveitar essa oportunidade – porque não terei melhores no futuro – para comentar sobre aquele que, para mim, é o melhor trabalho já realizado no Brasil para o público infantil. Me refiro à adaptação genial que Chico Buarque fez das músicas de Luiz Henriquez e Sérgio Bardotti, para o que seria uma repaginada do conto alemão “Os Músicos de Bremen”, sobre um burro, um cachorro, uma galinha e um gato que formam uma excêntrica banda musical.

Com o nome “Os Saltimbancos” e ambientação totalmente brasileira, estreou como peça de teatro em 1972, no Rio de Janeiro, numa montagem legendária (Marieta Severo era a gata, Miúcha era a galinha, Pedro Paulo Rangel era o cachorro e Grande Otelo era o jumento). Obviamente, eu só viria ao mundo muitos anos depois, mas conheci as músicas desde pequenininho, porque ganhei o CD de presente de uma tia num dos meus primeiros aniversários. A versão que ficou eternizada teve colaboração de MPB4 e de Nara Leão – ela, aliás, faz a vez da gata, desempenhando aquela famosa canção de refrão “Nós gatos já nascemos pobres, porém, já nascemos livres”. Os Trapalhões também fariam um filme em cima disso, com Lucinha Lins no papel.

Deve ser a peça infantil mais famosa do país, ganhando vários revivals oficiais e tantos outras montagens amadoras. Se você tem filho, sobrinho, afilhado ou qualquer vínculo com criança pequena, recomendo muito que lhes dêem “Os Saltimbancos” em CD nessa data especial. Vá moldando as mentes dos pimpolhos com cultura desde muito cedo. Veja como funcionou comigo!

Categorias:Música
  1. 10 outubro 2010 às 2:21 pm

    hahaha, o ‘veja como funcionou comigo’ foi lindo, Louis!
    eu não fui muito de Saltimbancos quando criança (e eu nasci, obviamente, apenas alguns anos depois da primeira montagem que vc citou); na minha infância eu ouvia demais demais demais A Arca de Noé, do Vinícius. e bastante Pirlimpimpim – do Pica-pau amarelo – com esse povaréu todo da mpb.
    também fui bem criada nessa cultura teatro-musical, ouvia um tantão desse povo mpbístico… não sei o que aconteceu comigo no desenvolver, hahaha.

    ai, quero te contar que eu vi o show da Regina Spektor e foi pura luz divina!!! eu não sei se vc já andou pelo meu blog (/jabá), mas nessa semana no meu blog 2 vai rolar umas postagens sobre a viagem que eu fiz e o show. se tu quiserdes olhardes (eu sei conjugar de verdade, viu…), serardes bem vindo.
    e podemos combinar nosso temakinho, já tô eterna nessa SP.🙂
    beijo de domingo.

    • 10 outubro 2010 às 2:59 pm

      Quéroul, mas como assim você tem um blog e nunca me contou?? Cliquei no link do seu nome aqui no WordPress e redireciona pra um blog que já foi excluído. Me passa o seu novo JÁ!!! Quero muito ler a respeito do show da Regina (Rainha!!!) e da sua viagem🙂

  2. Kamila
    10 outubro 2010 às 9:23 pm

    ADOOOORO “Os Saltimbancos”. Até mesmo aquele filme dos Trapalhões baseados nessa obra, que, pra mim, é o melhor filme do grupo humorístico! Beijo!

  3. 11 outubro 2010 às 2:34 pm

    Nunca vi Os Saltimbancos mas conheço suas músicas e são ótimas. Os trapalhões, como Kamila disse, fez um bom filme sobre.

    • 12 outubro 2010 às 3:01 pm

      Ka, não vi muita coisa dos Trapalhões, mas dentre os que assisti, o dos Saltimbancos é mesmo o melhor! Também, né – a fonte é genial!😉 Beijo!

      Robson, já vi umas duas vezes no teatro, mas antes disso conhecia só as músicas mesmo. ADORO!

  4. 13 outubro 2010 às 4:38 pm

    hahaha, Louis.
    acabei de clicar no meu nome e super aparece blog excluido mesmo. aí eu li que escrevi ERRADO o nome do próprio blog. QQQ

    tenho dois blogs abertos: o oficial/querido diário/escrevo tanta porcaria é http://ai-credo.blogspot.com
    o que tá servindo de guia turístico – mas ainda não chegou no show da Regina – é o http://pas–de–deux.blogspot.com

    agora vou comentar no post novo e sério.😀

    • 14 outubro 2010 às 11:46 pm

      Quéroul, agora seu username correto está aprovado🙂

      Vou fuçar já nos seus ilustres blogs! o/

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

