Início > TV > BADASS!

BADASS!

Não conhecia direito o desenho “Daria”, que a MTV produziu entre 1997 e 2002, até me juntar ao Tumblr e encontrar vários print screens de episódios da série. Passei horas do meu dia de ontem assistindo a alguns capítulos no YouTube, e cheguei à conclusão de que esta foi uma das séries de animação mais bem escritas da História. Aliás, esqueça a animação: o roteiro é um dos mais notáveis em qualquer estilo de comédia derivado da televisão americana. Isso não chega a ser uma surpresa, já que “Daria” é um spin-off do hilário “Beavis and Butt-head”, do qual compartilha o olhar ácido sobre o american way of life e a repressão que se esconde sob a superfície dessa cultura.

A personagem-título era uma adolescente inteligente, cínica, sarcástica e sardônica ao extremo, que vivia fazendo observações pertinentes sobre o seu cotidiano – mais especificamente, sobre os adolescentes vazios que frequentavam o colegial junto dela e os adultos condescendentes que lhes faziam companhia. Com os olhos estreitos, a fala pausada e sem inflexões, e o lábio travado para não esboçar um sorriso, Daria substanciava com perfeição um certo modelo de juventude que, mesmo num desenho, com todas as alegorias que a animação permite, soa mais verdadeiro e palpável aos teens do que shows amaneirados como “Dawson’s Creek”, “One Tree Hill” e outros representantes do gênero.

O efeito é duplicado em relação aos adultos, em especial àqueles de mente aberta, com repertório para acompanhar todas as piadas e captar sua essência. Conclusão: virei fã pra toda vida de Daria, dos coadjuvantes pitorescos, do roteiro genial, e da MTV, por ter tornado isso possível. Tanto que vou dedicar o restante deste post a algumas frases antológicas oriundas de lá. Aqui vai um exemplo da perspicácia de Daria:

– Às vezes sua futilidade é tão complexa que é quase como se fosse profunda.

– Eu não tenho auto-estima baixa. Eu tenho estima baixa pelos outros.

– Essa é a voz na minha cabeça que diz pra matar, matar, matar?
– Não. A voz de Satã é mais baixa e tem sotaque britânico.

– E se não há anjos da guarda? Em que você acredita?
– Eu acredito em tratar as pessoas do jeito que você gostaria de ser tratado.
– Mas não há nada olhando por nós?
– Bom, tem a Receita Federal. E aqueles caras com helicópteros pretos. Até eu ver evidências convincentes do contrário, eu acho que estamos sozinhos.

– Defenda o que você acredita, até a lógica e a experiência provarem que você estava errado. Lembre-se: quando o imperador parece estar pelado, ele realmente está. A verdade e a mentira não são meio que a mesma coisa. E não há aspecto, faceta ou momento na vida que não possa ser melhorado com pizza. Obrigado.

Corra assistir!

Categorias:TV
  1. 16 setembro 2010 às 6:43 pm

    ah, eu amava Daria; eu achava que ela era eu, hahaha. um bom desenho que eu assistia bastante!

    ai, fiquei muito feliz com seu comentário no outro post. demorou mesmo da gente marcar qualquer coisinha. vamos combinar!!! vc conhece pela região da Paulista (pq assumo que vc frequente muito aquele lugar de amor puro em SP, assim como eu) lugares bacanas de japonês? eu não conheço muito, sou recém-iniciada nessa vida do peixe cru. há anos atrás fui num lugar bacana na Vila Madalena, mas eu super não faço ideia de onde ele é. hahaha.
    beijo

  2. 17 setembro 2010 às 10:56 pm

    Eu assistia “Beavis and Butt-head”, mas não conhecia esse “Daria”, não! Beijo!

    • 18 setembro 2010 às 2:19 pm

      Quéroul, eu também vejo muito de mim na Daria! HAHAHA… E claro que quero marcar alguma coisa contigo. Se já conversamos às mil maravilhas na web, que dirá pessoalmente! Na região da Paulista seria perfeito pra mim. É só dizer onde que estarei lá 🙂 Beijo!!

      Ka, o mesmo aconteceu comigo. Mas bastou ver um pouquinho de Daria para me apaixonar perdidamente. Beijo!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

