Início > Premiações, TV > Emmy 2010: Primeiros Prêmios

Emmy 2010: Primeiros Prêmios

No próximo Domingo acontece, em Los Angeles, a cerimônia de entrega do Emmy 2010. Enquanto não apronto a minha lista final de apostas nas principais categorias, vou comentar um pouco sobre os Emmys técnicos e criativos, que foram entregues numa cerimônia mais privada e menos badalada neste Sábado. Para o grande público, que geralmente só se interessa pelos atores e atrizes, há poucas categorias relevantes. É o caso de Atores Convidados em Série Dramática e Cômica.

Duas barbadas se concretizaram: a vitória de John Lithgow, o serial killer Trinity na quarta temporada de “Dexter”, como Convidado em Drama, e a de Betty White, por sua apresentação do “Saturday Night Live”, como Convidada em Comédia. É curioso que Betty, veterana da TV, já consagrada pela série “As Supergatas” (87), tenha ficado em evidência mais uma vez. Ela apresentou o “SNL” pela primeira vez na carreira – já tinha recebido convites anteriores para comandar a atração, e recusado todos eles. Mas os fãs da velhinha iniciaram uma campanha que mobilizou as redes sociais (Twitter, Facebook etc) e levou a NBC a fazer um novo convite, que Betty acabou por aceitar. Uma confirmação de que ela não só tem o respeito da indústria, mas também o carinho incondicional do público.

Já Neil Patrick Harris foi premiado duplamente: em conjunto com os produtores do Tony (pela cerimônia que ele apresentou), e individualmente pela participação na série “Glee” (bateu concorrentes fortes, como Mike O’Malley, da mesma série). No Domingo, ele concorre uma terceira vez – agora como Ator Coadjuvante em Comédia por “How I Met Your Mother”. Sobre a vencedora como Atriz Convidada em Drama (Ann-Margret em “Law and Order: SVU”) não tenho o que comentar, pois não assisto ao programa. Uma observação: Anne Hathaway foi premiada por dublar uma personagem em “Os Simpsons”. Este é o primeiro prêmio relevante da atriz, que tem potencial para levar os outros três de grande porte: Oscar, Grammy e Tony.

Notem que não só o Oscar é motivo de críticas e piadas: o Emmy também tem sua cota de absurdos. Por exemplo, “Flashforward”, aquela série horrorosa que acabou sendo uma das maiores decepções dessa temporada, foi premiada numa categoria secundária, enquanto séries idolatradas pela crítica, como “The Wire”, encerraram as atividades sem ter ao menos uma estatueta no currículo. No mais, nada nesses prêmios técnicos serviu para apontar maiores favoritismos na cerimônia de Domingo. A lista completa de premiados você confere aqui.

Categorias:Premiações, TV
  1. 24 agosto 2010 às 12:25 am

    Eu levanto minha placa de EU JÁ SABIA para a vitória de Betty White! Ela e John Lithgow eram barbadas pro Creative Arts Emmy! Beijo!

  2. 24 agosto 2010 às 5:52 pm

    Pois é, Betty White e John Lithgow eram barbadas mesmo. Harris e Ann-Margret eu achei meio injusto, acho que tinha gente melhor na categoria (a Ann-Margret tá a mesma coisa da Ellen Burstyn no ano passado nesse episódio de “SVU”).
    Acho que a Anne Hathaway vai ficar um pouco envergonhada se ganhar o EGOT com esse Emmy meia-boca, rsrs (ah, e você sabia que só falta o Oscar pra Cynthia Nixon ganhar o EGOT dela?). E por falar em Anne Hathaway, se você já viu, o que você achou do trailer de “Love and Other Drugs”, que todo mundo fala que vai dar Oscar pra ela e indicação pro Jake Gyllenhaal? Eu confesso que não vi nada genial ali. Abs.

    • 24 agosto 2010 às 7:03 pm

      Ka, de fato, esses dois eram barbadas!! Se bem que Lithgow deu uma embromada: ele devia ter sido considerado como membro do elenco fixo, e não um mero convidado! Beijo.

      L. Vinícius, fico impressionado com o quanto a gente se parece! HAHAHA… Ontem mesmo estava comentando numa comunidade no Orkut sobre o EGOT da Cynthia Nixon. Sobre a Anne Hathaway, não vi nada de extraordinário no trailer de Love and Other Drugs (e o diretor também me desanima), e de fato me surpreendi com alguns comentários que davam como certa a sua indicação e talvez vitória no Oscar. Abs!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: