Início > Cinema, Literatura > O aguardado trailer de Harry Potter

O aguardado trailer de Harry Potter

Houve uma época, dos meus 11 aos 14 anos de idade, em que eu vivia por “Harry Potter”. Lia e relia cada livro publicado, esperava com ansiedade pelos próximos volumes, comprava todo e qualquer produto afiliado à saga (meu caderno e minha mochila na sexta série eram do Harry), e devorava qualquer notícia a respeito das adaptações cinematográficas. Cheguei até a fazer um blog sobre o universo Potter, onde compilava tudo que encontrava em outros sites, junto de um amigo virtual que hoje nem sei por onde anda (Mau, se você estiver lendo isto, um abraço pra você!).

Sempre que um novo livro era lançado, eu comprava primeiro em inglês – quando ainda nem era fluente no idioma – e lia com muito sacrifício, porque esperar uns meses a mais pela tradução era inconcebível. E ao mesmo tempo em que queria terminar logo pra saber o que aconteceria com meus personagens tão queridos, também evitava ler rápido demais, porque sabia que ia me sentir meio vazio quando acabasse. Não ligo (e não ligo mesmo) para os leitores pretensiosos que atacam a série enquanto literatura. Sei que J.K. Rowling ainda era imatura quando começou a escrever, mas teve uma boa ideia e soube explorá-la como poucos. À medida em que a qualidade de sua escrita vai melhorando a partir do terceiro livro, a série também vai ficando mais consistente e menos infantil, como se os personagens estivessem crescendo junto dos leitores e continuando a cativá-los. De fato, Rowling é muito elogiada por pais e professores por ter fidelizado leitores tão jovens, numa fase em que só querem saber de computador e videogames.

O lançamento do sétimo e último volume, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, foi um dos maiores eventos da minha vida no ano de 2007. Claro que eu chorei horrores, não com o epílogo em si – que relata um encontro casual dos sobreviventes de um jeito bem novela da Globo -, e sim com as perdas inestimáveis que a batalha deixou. Acho que, como livro, “As Relíquias da Morte” foi o que mais me agradou. Não é tão bom quanto “O Prisioneiro de Azkaban” ou “O Cálice de Fogo”, mas é o que deixa mais evidente que  Rowling tem muito domínio sobre aquilo que faz. Percebemos que a trama estava orquestrada desde o primeiro livro, e é um prazer para os fãs ir amarrando essas pontas junto da escritora, reencontrando personagens antigos e descobrindo qual papel eles vão exercer no plano maior – o confronto entre Harry e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Também é o livro em que a gente sente que tem mais coisas acontecendo. Ao contrário de “A Câmara Secreta” e “O Enigma do Príncipe”, onde a inação do herói chega a irritar, aqui o enredo é mais movimentado – literalmente, porque o trio de protagonistas está sempre se deslocando pelos quatro cantos da Inglaterra (é o primeiro livro a não ser ambientado na Escola Hogwarts).

Ou seja, tem tudo para render enquanto Cinema – até porque pouca coisa deve ser comprimida, já que optaram por dividir o livro em dois filmes diferentes. Não que alguém vá pensar que essa divisão foi feita em consideração aos fãs: a Warner quer prolongar ao máximo a franquia mais bem-sucedida que já passou por suas mãos. E não há dúvidas de que as duas partes vão arrecadar milhões, e quem sabe até chegar à marca do bilhão, ao redor do mundo. Se os dois primeiros filmes foram insatisfatórios, o terceiro, dirigido pelo Alfonso Cuarón, foi bem interessante, e o sexto, lançado no ano passado com direção de David Yates, chega a ser muito bom. Só o que tem em comum é que todos foram sucesso absoluto de bilheteria em seus respectivos anos. A razão deste post é o lançamento do trailer de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, divulgado ontem à noite. E aí está:

Alguém pensa em não assistir?

Categorias:Cinema, Literatura
  1. rahru
    29 junho 2010 às 5:56 pm

    Adoooooro, adoro mesmo a inação do Arry no Enigma. Yates trabalhou isso MUITO, MUITO bem. Agora, aquele fim do Voldemort é a coisa mais irritante de todos os livros. Pqp.

    • 29 junho 2010 às 6:22 pm

      Pedro, no filme isso funciona bem, até porque é meio de saga e nada de terrivelmente importante vai acontecer (os vilões relevantes, é claro, serão derrotados no desfecho). Mas no livro Enigma fica mais evidente que a história não está indo pra lugar algum (o que não me impede de gostar muito dele, tb). Já no próximo não tem esses problemas.

  2. Lucy
    29 junho 2010 às 7:49 pm

    Esse trailer me deixou boquiaberta e emocionada. Assistir a esse filme vai ser uma loucura na minha vida…

  3. Rafaella Sousa
    29 junho 2010 às 8:37 pm

    Harry Potter entra na lista de coisas que eu não consigo criticar. Eu amo os livros absurdamente, já li e reli incontáveis vezes, principalmente O Prisioneiro de Azkaban, que é o meu preferido. Em relação aos filmes, eu não gosto do quinto, até porque o quinto livro foi o que eu menos gostei. Eu costumo dizer que eu cresci com o Harry, o Ron e Hermione, que eles são meus amigos. Eu li o primeiro livro com 12 anos e o último com 19. Sete anos da vida do Harry e sete anos da minha vida. Eu tô TÃO ansiosa pra ver os últimos filmes que eu até chorei vendo esse trailer. E, apesar de saber que é um bagulho caça-níqueis do cacete, eu devo ver o filme em 3D. Enfim, vou levar uma toalha de banho pro cinema, porque eu sei que vou chorar oceanos. XDD

    • 29 junho 2010 às 9:26 pm

      Lucy, na minha tb!

      Rafaella, eu até consigo encontrar o que criticar, mas prefiro abstrair tudo em nome do meu amor incondicional pela série e por tudo o que ela significou pra mim. CLARO que vou ver Deathly Hallows em 3D, de preferência na pré-estreia do IMAX huahua… Espero receber convite pra ver na sessão de imprensa antes de todo mundo =p

  4. 29 junho 2010 às 10:44 pm

    Eu não sou a maior fã dessa série. Já achei que ela fosse uma grande enrolação, mas, depois do último filme, acho que eu entendi do que se trata esta franquia! O trailer do próximo filme é sensacional e espero que mantenha o nível técnico e de qualidade da obra anterior. Beijo!

  5. 30 junho 2010 às 3:49 am

    Louis, o trailer ta muiiiito bom e eu preciso pegar todos DVD’s aqui pra rever.

  6. 30 junho 2010 às 4:17 am

    Infelizmente, ainda não li nenhum dos 7 livros. Só estou em dia com os filmes e, como todos, quero MUUUITO que chegue logo Novembro de 2010 e Julho de 2011. Andam rotulando tal trailer de melhor do ano e, para mim, por enquanto, este é mesmo o melhor trailer do ano O/ O que acha Louis? O: Aliás, o Letters está cada dia melhor 😀

    • 30 junho 2010 às 6:57 am

      Ka, imagina! Não tem nada de enrolação. É que pra você que só conhece os filmes fica mesmo difícil se envolver por completo. Se gostou do sexto, sem dúvidas vai adorar o próximo. Beijo!

      Mark, tenho todos os DVD’s e sempre que um filme novo está para ser lançado, pego pra rever um por um! 🙂

      Vitor, não sei se é O melhor trailer do ano, mas foi um dos que mais me empolgou. Doido pra ver!!! E obrigado pelo elogio ao blog. You’re so sweet!!!

  7. 30 junho 2010 às 5:35 pm

    não entendo porque todo mundo tem algum comentário – nem sempre simpático – sobre o epílogo… eu acho aquilo tão fofo. e chorei tanto, tanto, lendo o nome do rebento… :ó)

    eu vi o trailer. achei legal. e eu vou ver.
    quero reler antes, porém, e rever em maratoninha os filmes anteriores (adoro fazer isso, sempre).
    tamo aí no aguardo…

    • 30 junho 2010 às 6:07 pm

      Quéroul, o que eu não gosto no epílogo não é nem o clima novela, mas sim o fato de deixar muitas pontas soltas, que a Rowling teve que amarrar nas entrevistas, e de trazer vários diálogos expositivos e artificiais, com os personagens expondo em palavras o que teria acontecido com eles nos últmos 19 anos. Meio tosquinho, mas nada que anule a grandiosidade do último livro! 🙂

  8. Bárbara :)
    1 julho 2010 às 12:21 am

    Eu estou louca para a estréia de Harry Potter. Li os livros só no ano passado e virei fã da saga.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

