Início > Premiações, TV > TCA Awards: Premiando TV

TCA Awards: Premiando TV

Com as temporadas se encerrando na TV aberta americana, não tardam a aparecer prêmios que façam um apanhado do que houve de melhor. O primeiro a se pronunciar é o Television Critics Association Award, talvez o mais reconhecido após o Emmy, e até onde podemos perceber, muito mais justo. Os votantes são críticos que acompanham fielmente todos os episódios de qualquer coisa no ar – mais ou menos como nós, aficcionados por seriados. Já o Emmy se baseia em hype e anos de serviço prestado, além de ter um confuso e criticado sistema de votação, em que o trabalho de uma temporada inteira é julgado com base num único episódio submetido. Por isso os indicados ao TCA tem super a nossa cara. Eis a seleção final deste ano, com as minhas impressões a respeito:

.

Conquista Individual em Drama:

Bryan Cranston (“Breaking Bad,” AMC)
John Lithgow (“Dexter,” Showtime)
Julianna Margulies (“The Good Wife,” CBS)
Aaron Paul (“Breaking Bad,” AMC)
Katey Sagal (“Sons of Anarchy,” FX)

Good Wife? Great Wife!

Como vocês podem notar, não temos neste prêmio distinção entre protagonistas e coadjuvantes, ou mesmo homens e mulheres. O que dá margem para surpresas legais, como esta dobradinha de “Breaking Bad”! A nova temporada, que eu abandonei por preguiça, não estava dando muitas oportunidades ao Aaron Paul, mas quem viu qualquer coisa dele na temporada anterior conhece o alcance dramático desse rapaz – um balanço perfeito para o também formidável Cranston. John Lightow, uma das melhores coisas da quarta temporada de “Dexter”, tirou a vaga do protagonista Michael C. Hall. E dizem que essa Katey Sagal detonou nos episódios mais recentes de “Sons of Anarchy”. Mas não tem como discordar que Julianna Margulies foi o grande nome das séries dramáticas em 2009/2010. Um retorno triunfal depois do papel que a consagrou em “E.R.”

.

Conquista Individual em Comédia:

Ty Burrell (“Modern Family,” ABC)
Jane Lynch (“Glee,” Fox)
Nick Offerman (“Parks and Recreation,” NBC)
Jim Parsons (“The Big Bang Theory,” CBS)
Eric Stonestreet (“Modern Family,” ABC)

That's how Sue C's it

Pare um segundo para apreciar a lista de indicados dessa categoria. Coisa linda! Sinto uma alegria primaveril só de ver o nome de Jane Lynch, a fantástica Sue Sylvester de “Glee” e favorita incontestável ao prêmio, anotado ao lado dos dois atores mais risíveis de “Modern Family” (Stonestreet como o gay escandaloso Cam e Burrell como o marido esforçado Phill) e do Sheldon de “Big Bang Theory”. Não conheço o trabalho de Offerman, mas só ouço maravilhas sobre a segunda temporada de “Parks and Recreation” e sei no meu coração que sua indicação foi mais que merecida.

.

Melhor Novo Programa:

“Glee” (Fox)
“Justified” (FX)
“Modern Family” (ABC)
“Parenthood” (NBC)
“The Good Wife” (CBS)

Ave Maria!

Críticos americanos, vocês fumaram crack? Cadê “Community” na seleção acima, me respondam? Não vi “Justified” então não posso julgar sua colocação, mas posso garantir que “Community” dá um pau na banal e descartável “Parenthood”. Se bobear, é melhor ainda que “Modern Family” e “Glee”, embora aí vá do gosto de cada um… Que seja. Eu acabaria votando em “The Good Wife”, que levantou sozinho o nível dos dramas de procedimento.

.

Melhor Filme, Minissérie ou Especial:

“Life” (Discovery Channel)
“Temple Grandin” (HBO)
“The Pacific” (HBO)
“Torchwood: Children of Earth” (BBC America)
“You Don’t Know Jack” (HBO)

Barbada!

Não vi nenhuma, apesar de ter todos os capítulos de “The Pacific” esperando por mim. Este, aliás, é o inevitável vencedor da categoria, seja por mérito ou badalação.

.

Conquista em Drama:

“Breaking Bad” (AMC)
“Lost” (ABC)
“Mad Men” (AMC)
“Sons of Anarchy” (FX)
“The Good Wife” (CBS)

Hendricks em Mad Men: melhor da TV

“Mad Men”, que costuma fazer a rapa em todos os outros prêmios, recebeu essa única indicação – talvez porque a temporada se encerrou há alguns meses e não está mais fresca na cabeça dos votantes. Se esqueceram até mesmo de indicar a performance de Cristina Hendricks, uma verdadeira injustiça. Também é a série que teria o meu voto, com “The Good Wife” nos calcanhares.

.

Conquista em Comédia:

“Glee” (Fox)
“Modern Family” (ABC)
“Parks and Recreation” (NBC)
“Party Down” (Starz)
“The Big Bang Theory” (CBS)

Elenco de Big Bang: rindo à toa.

De novo, nada de “Community”. Quem disse que só o Emmy faz besteira? Vi a primeira temporada de “Party Down”, que é bem legal, mas não sei se carecia indicar. “The Big Bang Theory” tem um elenco ótimo (aliás, ainda hoje saiu a notícia de que todos os atores passaram por uma renegociação salarial), mas o texto, apesar de leve e ponderado por piadas engraçadas, sempre se volta para os mesmos lugares comuns. E vou correr atrás de “Parks and Recreation” (pelo menos dessa segunda temporada). Por enquanto, confirmo que, dentre os indicados, apenas “Glee” e “Modern Family” chegaram perto de uma realização no gênero.

.

Prêmio de Herança:

“24”
“M*A*S*H”
“Law & Order”
“Lost”
“Twin Peaks”

To remember and let go.

A função oficial desta categoria seria promover o “reconhecimento de um programa cujo counteúdo teve um impacto positivo na sociedade e na cultura popular além dos limites da TV”. Acho que “Lost”, né? Não pela temporada final em si, mas por tudo o que a série significou nos últimos seis anos.

.

Programa do ano:

“Breaking Bad” (AMC)
“Friday Night Lights” (DirecTV/NBC)
“Glee” (Fox)
“Lost” (ABC)
“Modern Family” (ABC)

Texas forever!

Bacana a menção a “Friday Night Lights”, que teve uma quarta temporada exemplar e não foi reconhecido em nenhuma outra categoria (apesar da atriz Connie Britton ter conseguido duas menções individuais em anos anteriores). “Lost” entrou graças à badalação gerada pela temporada final, porque os episódios em si não justificam a indicação. “Breaking Bad” é excelente, mas me cansa um pouquinho. Ficaria com alguma das duas comédias. Ok, com “Glee”.

“Modern Family” lidera a lista com cinco indicações, seguida por “Breaking Bad” e “Glee”, com quatro cada uma. E vocês, o que acharam dos indicados?

Categorias:Premiações, TV
  1. 3 junho 2010 às 8:15 pm

    Eu acho que esta lista de indicados pouco terá influência sobre o Emmy, exceto pelo fato de que, por exemplo, solidifica Julianna Margulies como favorita em Atriz – Série de Drama e Bryan Cranston como favorito em Ator – Série Drama, assim como o colega dele Aaron Paul para Ator Coadjuvante – Série Drama.

    No mais, acho que a lista pouco deve fazer por programas como “Parks e Recreation”, mas espero, sinceramente, que ajude “Modern Family”, que merece DEMAIS!

    O que eu gostei na lista? Ty Burrell!!! Mad Men!!!

    E já disse, no twitter, que me desculpe os fãs de “Glee”: acho a Jane Lynch MUITO superestimada pelo que faz neste programa!

    Beijo! Bom feriado! Bom final de semana!

    • 3 junho 2010 às 9:00 pm

      Ka, concordo que a influência da lista no Emmy será mínima, e que no máximo reforçará alguns nomes como favoritos ao seus prêmios – nomes, por exemplo, como o da GENIAL Jane Lynch, apontada por nove entre dez especialistas como favorita absoluta ao Emmy de Atriz Coadjuvante!🙂 Huahuahua Sorry, eu não resisto. AMO Jane! Bom feriado e fds pra vc tb. Beijo!

  2. Caroline®
    3 junho 2010 às 10:14 pm

    Meu coração ficará feliz se The Good Wife ganhar em drama (Julianna é íncrível, mas a série como um todo é demais, tem a Kalinda, o Eli, a Diane, o Cary…) e se a Sue Sylvester ganhar como melhor atriz de comédia (aqui é o contrário; adoro Glee, mas a série é irregular, exceto pela Sue, que é sempre perfeita).

  3. Caroline®
    3 junho 2010 às 10:20 pm

    Ah, Louis, esqueci de dizer que rachei o bico com sua crise de nervos no Twitter ontem!!!!! Acho que vou fazer um Twitter só pra bater papo contigo.

    • 4 junho 2010 às 1:02 am

      Caroline, concordo com seus comentários em geral – tanto sobre Good Wife ser incrível como um todo, quanto sobre Glee ser irregular (mas amo muito mesmo assim). E você tem muito que fazer um Twitter!!! Nem que seja pra rir das minhas desgraças huahuahuahua… Sério, faz sim, é super envolvente e viciante. Te espero lá!

  4. hudson
    1 agosto 2010 às 5:08 am

    2010 TCA Award recipients are as follows:
    • PROGRAM OF THE YEAR: “Glee” (FOX)
    • OUTSTANDING NEW PROGRAM: “Glee” (FOX)
    • INDIVIDUAL ACHIEVEMENT IN COMEDY: Jane Lynch, “Glee” (FOX)
    • OUTSTANDING ACHIEVEMENT IN COMEDY: “Modern Family” (ABC)
    • OUTSTANDING ACHIEVEMENT IN DRAMA: TIE – “Lost” (ABC) and “Breaking Bad” (AMC)
    • INDIVIDUAL ACHIEVEMENT IN DRAMA: Julianna Margulies, “The Good Wife” (CBS)
    • OUTSTANDING ACHIEVEMENT IN NEWS & INFORMATION: “Life” (Discovery)
    • OUTSTANDING ACHIEVEMENT IN YOUTH PROGRAMMING: “Yo Gabba Gabba” (NICK JR.)
    • OUTSTANDING ACHIEVEMENT IN MOVIES, MINISERIES & SPECIALS: “The Pacific” (HBO)
    • HERITAGE AWARD: “M*A*S*H*” (CBS)
    • CAREER ACHIEVEMENT: James Garner

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: