Início > Cinema > Enfim, Homem de Ferro 2

Enfim, Homem de Ferro 2

Me lembro de ter achado o primeiro “Homem de Ferro” uma aventura sincera e divertida, que se destacava por não se levar a sério demais, frente às adaptações cada vez mais sombrias das HQs de super-heróis. Mas não foi uma fita que ficou comigo. Me lembro de Robert Downey Jr. mandando muito no papel principal – um cientista milionário e egocêntrico, que frente a um acidente que quase o levou à morte, inventou um traje de ferro que se encaixava ao funcionamento de seu corpo e que o transformava numa arma praticamente indestrutível. Me lembro ainda de Gwyneth Paltrow interpretando a secretária que servia como um insosso interesse romântico para o protagonista. Mas não retive mais do que isso. Não me lembro de efeitos formidáveis, tampouco da figura do vilão, muito menos em que pé as coisas ficaram.

Tanto que nesta continuação, que se inicia com Downey Jr. assumindo para a imprensa sua identidade secreta, fiquei sem saber se tinha sido um gancho deixado pelo filme anterior ou se a trama realmente começa a funcionar nos segundos iniciais deste aqui. E não há mesmo como o roteiro, assinado pelo também ator Justin Theroux, perder tempo: há um excesso de personagens e situações para desenvolver. Alguns aparecem sem mais nem menos e terminam sem representar coisa alguma (caso de Samuel L. Jackson, que se aproveitando do antigo prestígio que não tem nada a ver com a atual canastrice, só se presta a pontas de “luxo”). Algumas adições, no entanto, são curiosas. É o que acontece com Scarlett Johansson, bastante confortável e ruiva em seu papel (ultimamente tinha se tornado tão estática que era difícil prever que faria novamente um tipo hipnotizante), e principalmente Mickey Rourke, que emendou este projeto no seu bem-sucedido comeback em “O Lutador” (não poderia ser outro além do vilão da história). Os dois, somados ao carisma de Downey Jr., quase compensam pelo desperdício de Sam Rockwell, Don Cheadle e Paul Bettany (este último em aparição relâmpago). Falar da ineficiência de Paltrow no papel da mocinha seria redundante.

O resultado é uma história que não faz muito sentido, abarrotada demais e, até onde eu me lembro, menos envolvente que a anterior. A produção tem seu charme – os equipamentos modernos da mansão do Homem de Ferro são de encher os olhos – e um clímax legal, com momentos satisfatórios de ação e aventura. Mas também não deixa de ter efeitos discutíveis e de ser longo demais para o que se propõe (dei sinais de cansaço em mais de uma ocasião). A direção é novamente do ator Jon Favreau, que aliás também tem um personagem de relativo destaque. Veja preparado para não gostar muito.

.:. Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010, dirigido por Jon Favreau). Cotação: C+

Categorias:Cinema
  1. 5 maio 2010 às 9:08 pm

    Concordo que a história é menos envolvente. Fui uma telespectadora passiva de “Homem de Ferro 2”. Eu acho que a continuação se apoia naquilo que fez do primeiro filme um sucesso. Com melhor orçamento, o diretor Jon Favreau teve a chance de fazer maiores e melhores cenas de ação. E temos Robert Downey Jr. e Sam Rockwell, ótimos em seus papeis! Portanto, não acho que Sam tenha sido desperdiçado. Agora, senti falta de ver mais da Gwyneth! Adoro as interações entre Pepper e Tony! Beijo!

    • 6 maio 2010 às 1:42 am

      Ka, o Rockwell tá mesmo bem, só que acho que o personagem dele é um excesso do roteiro, que já tinha seu vilão bem definido (Rourke) e não precisava de mais um! E nunca vou reclamar por ter tido pouca Gwyneth huahua… Ainda mais por ter ficado claro o quanto ela é chatinha perto da Scarlett! Beijo.

  2. markhewes
    6 maio 2010 às 4:37 pm

    Se tem Scarlett Johansson vale a pena conferir, hahaha.

    • 6 maio 2010 às 9:28 pm

      Não sabia que vc era paga-pau da Scarlett, Mark! Tome tento, menino🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: