Início > Gente > Tina Fey é o cara!

Tina Fey é o cara!

Sou fã de Tina Fey desde “Meninas Malvadas”, que ela roteirizou e atuou como a professora. O filme estourou na época do lançamento e se tornou um cult instantâneo, justamente por retratar tão bem o sistema de castas que rege os colégios norte-americanos. Ajudou a lançar suas atrizes ao estrelato (a protagonista Lindsay Lohan não demorou a decair, mas as coadjuvantes Rachel McAdams e Amanda Seyfried deram muito certo), e fortificou o nome de Tina, então uma profissional da televisão, na indústria do cinema.

Antes disso, Fey já era da equipe de redatores do “Saturday Night Live” e uma das humoristas do programa (apresentava aquele falso noticiário, em geral acompanhada pela amiga Amy Poehler). Afiada no humor satírico e notável pela capacidade de se autodepreciar, coube a Fey bolar do zero uma sitcom para a NBC, tendo como base esses elementos muito característicos de sua persona. Daí surgiu “30 Rock”, vencedor do Emmy de Melhor Comédia por três anos consecutivos.

A série reacendeu a carreira de Alec Baldwin, que acabou se provando ótimo comediante, e ajudou outros desajustados do meio artístico a se encaixarem (Judah Friedlander, Tracy Morgan e a estrela da Broadway Jane Krakowski enfim encontraram seu nicho). Também foi a oportunidade perfeita para a própria Tina se provar como atriz. Esforçada, foi estudando e se especializando, e chegou a ganhar a trinca de prêmios SAG, Globo de Ouro e Emmy. A premissa, curiosamente, se desenrola nos bastidores de um programa de humor – um “Saturday Night Live” por trás das câmeras, ou ainda uma versão histérica de “Studio 60 on the Sunset Strip” (drama de Aaron Sorkin que estreou paralelamente a “30 Rock” e foi cancelado após a primeira temporada).

Tina é reservada sobre a vida pessoal. Evita comentar, por exemplo, sobre a cicatriz na sua face esquerda (ela foi atacada por um desconhecido no jardim de sua casa quando tinha cinco anos). É casada e tem uma filha. Estreia agora nos cinemas brasileiros com “Uma Noite Fora de Série” (a tradução do título é tosca, mas por motivos óbvios), onde contracena com Steve Carell. Vale lembrar que a série dele, “The Office”, é a maior concorrente de “30 Rock” nas premiações. Por Tina Fey, vou abrir um espaço na minha agenda (que ultimamente não tem dado chances para o cinema) e conferir essa comédia em breve. Afinal, ela tem crédito na praça!

Categorias:Gente
  1. markhewes
    12 abril 2010 às 6:22 pm

    Adoro Meninas Malvadas, o filme conseguiu mostrar toda essa juventude moderna de uma forma muito inovadora e inteligente.

  2. 13 abril 2010 às 2:03 am

    Poxa, vendo o nome do post me deu uma sensação ambígua sobre a Tina Fey ser o cara, hahahaha…
    Quando Glee voltar, faça um post com o título “Jane Lynch é o cara”. Vai ser lindo!

    • 13 abril 2010 às 10:35 pm

      Mark, concordo. Meninas Malvadas é um dos poucos a mostrar com precisão e inteligência o quanto essas adolescentes de colegial podem ser fúteis e diabólicas. O melhor no gênero desde Patricinhas de Beverly Hills.

      L. Vinícius, seria Tina Fey um homem? huahuahua… Longe de mim sugerir isso! Mas Jane Lynch tb é O cara, e nem falo por ela ter panca de machona e tal… Arrasa MUITO!

  3. 14 abril 2010 às 12:09 am

    Amo a Tina Fey! Talentosa, discreta e merecedora de todo o sucesso que conquistou. Acho que ela é, atualmente, um dos nomes mais fortes da comédia norte-americana. Ela consegue deixar a marca dela em tudo o que faz. E “Uma Noite Fora de Série” é um ótimo filme. Adorei-a ver num longa que faz jus ao que ela tem de melhor. Beijo!

    • 14 abril 2010 às 12:43 pm

      Ka, concordo plenamente com você, e espero ter a mesma impressão positiva sobre Uma Noite Fora de Série, que confiro em breve! Beijo.

  4. markhewes
    14 abril 2010 às 3:21 pm

    Louis, não acredito que considera Patricinhas de Beverly Hills tão bom quanto esse, porque eu também acho isso, husahaus. São os únicos que conseguiram se sair muito bem nesse assunto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: