Início > Cinema > Como Treinar Seu Dragão

Como Treinar Seu Dragão

Pelo trailer de “Como Treinar Seu Dragão”, que foi exibido em tudo que é sessão nos últimos meses, não poderíamos prever que esta nova animação da DreamWorks seria algo além de um passatempo banal e derivativo. Pois preparem-se para uma surpresa positiva! Ao contrário dos indícios, acabamos não com um entretenimento descartável, e sim com um pequeno grande filme, muito bem realizado e adequado para crianças e adultos. Sem dúvidas o melhor trabalho do estúdio, que costuma ter dois erros para cada acerto (sua franquia mais famosa, “Shrek”, só teve um capítulo realmente bom, o segundo; o que me parecera ter mais qualidades até então foi “Kung Fu Panda”).

Mas aí está um filme redondinho e que sabe contar bem a sua história, ainda que seguindo fórmulas básicas. Na trama, uma aldeia viking vive em guerra constante contra dragões. O protagonista é um garotinho desajeitado chamado Soluço, filho do líder dos guerreiros, um brutamontes que não sabe como se comunicar com o menino. Soluço não tem atributos físicos para enfrentar os dragões, mas é inteligente, e na ânsia de se provar para o pai, desenvolve uma engenhoca para capturar os cuspidores de fogo. Só que ele se identifica com a criatura que acaba nocauteando (o dragão tem traços muito semelhantes ao Stitch, de “Lilo & Stitch”, como apontou uma menininha que estava sentada ao meu lado – coincidência ou não, este aqui foi dirigido pela mesma dupla responsável pelo filme da Disney). O que Soluço vai descobrir é que os dragões são incrivelmente dóceis, e perfeitos como animais de estimação. Eles apenas revidam os ataques dos humanos, e sua agressividade se deve à um dragão ainda maior, que os comanda como uma Rainha comanda as abelhas de sua colmeia. Entrementes, Soluço participa de um grupo de treinamento com jovens vikings, que são ensinados a derrotar dragões para assegurar a aldeia no futuro.

É um prazer conferir o resultado em 3D, já que a tecnologia não é subestimada (não a usam como detalhe, só para conferir profundidade), tampouco abusada (não exageram nos truques baratos e nos objetos voando na plateia). Na verdade, a terceira dimensão complementa lindamente a fotografia e a direção de arte, em especial nas maravilhosas sequências de voo, que nos fazem experimentar as mesmas sensações dos personagens (medo, tensão, adrenalina, felicidade e deslumbre). Créditos também à belíssima trilha de John Powell, que acompanha cada um desses momentos com precisão espantosa. O fato é que todos os envolvidos na produção parecem empenhados em levar essa aventura ao seu potencial máximo – e o público, desde o mais experiente até o frequentador ocasional, percebe este atributo e diferencial. Não à toa, o boca-a-boca tem sido incrível. E não é loucura esperar encontrar o filme nas categorias do próximo Oscar. Nos cinemas em cópias dubladas e legendadas (entre as vozes originais estão Gerard Butler, Jay Baruchel, America Ferrera e Jonah Hill).

.:. Como Treinar Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2010, dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois). Cotação: A+

Categorias:Cinema
  1. 4 abril 2010 às 3:05 pm

    Quando fui ver Avatar e vi o trailer deste filme tb não esperava muito. Mas as críticas positivas estão aparecendo e minhas expectativas estão grandes.

    Abs!

  2. 4 abril 2010 às 8:30 pm

    Eu não tava interessada em conferir este filme, mas esse teu texto aí tá meio que mudando minha opinião! Beijo!

    • 4 abril 2010 às 10:58 pm

      Bruno, não há de se frustrar! Também fui com expectativas moderadas pq o boca a boca já estava positivo. E não me desapontei em nada! Abs.

      Ka, você tem que ver, sei que vai amar!🙂 Beijo.

  3. Lucas Alves
    4 abril 2010 às 11:51 pm

    Oi Louis!!!

    Então, tb torci o nariz quando vi o trailer, mas seu texto me encorajou a ver esse filme…

    Mudando de assunto… estou atrasadíssimo com uma porrada de séries… Mas tentarei AO MÁXIMO manter Tara e Breaking Bad em dia. E olha, achei q voltaram muitíssimo bem.

    Damages foi cancelada? O.o … Não sei o q pensar disso… Precisar assimilar a notícia antes.

    É isso, hoje o meu comentário será curto.

    Parabén pelo blog! Só melhora!!!

    Abraços

  4. 5 abril 2010 às 2:34 am

    eu demorei pra entender que era trailer, achava que era propaganda de pipoca pra ver o filme. qdo (finalmente) fui ver Avatar que vi o trailer inteiro. e achei xuxu, na verdade.
    não é dos meus filmes de ver no cinema, mas acho que assisto sim quando sair em dvd.

    e como foi de páscoa???
    morreu de tanto chocolate?
    =***

    • 5 abril 2010 às 3:43 am

      Lucas, como vai? Primeiramente, veja o filme sim! É imperdível, por mais que não pareça. Damages, como eu comentei no post seguinte a esse, foi salva do cancelamento!😉 Continue aparecendo e comentando de Tara e Breaking Bad no decorrer das temporadas! Abraço.

      Quéroul, eles também fizeram um anúncio muito pobre e específico para venda de pipoca nos cinemas! huahuahua… E tá lindo o resultado, viu? A campanha de divulgação não fez justiça… E fui bem, obrigado, de Páscoa, e vc? Ainda não me entupi de chocolate, mas estou guardando pras próximas semanas! ^^

  5. 18 janeiro 2011 às 9:04 pm

    olha eu assisti o filme e adorei pra min este filme empata com shrek para sempre, espero que tenha o como treinar o seu dragao 2 a dreaworks ta de parabens por criar um filme tao maravilhoso como este, agora eu vi o trailer do kung fu panda 2 eu tambem to doido pra assistir ele, obrigado dreaworks por criar um filme tao sinistro.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

