Início > Cinema > Como Treinar Seu Dragão

Como Treinar Seu Dragão

Pelo trailer de “Como Treinar Seu Dragão”, que foi exibido em tudo que é sessão nos últimos meses, não poderíamos prever que esta nova animação da DreamWorks seria algo além de um passatempo banal e derivativo. Pois preparem-se para uma surpresa positiva! Ao contrário dos indícios, acabamos não com um entretenimento descartável, e sim com um pequeno grande filme, muito bem realizado e adequado para crianças e adultos. Sem dúvidas o melhor trabalho do estúdio, que costuma ter dois erros para cada acerto (sua franquia mais famosa, “Shrek”, só teve um capítulo realmente bom, o segundo; o que me parecera ter mais qualidades até então foi “Kung Fu Panda”).

Mas aí está um filme redondinho e que sabe contar bem a sua história, ainda que seguindo fórmulas básicas. Na trama, uma aldeia viking vive em guerra constante contra dragões. O protagonista é um garotinho desajeitado chamado Soluço, filho do líder dos guerreiros, um brutamontes que não sabe como se comunicar com o menino. Soluço não tem atributos físicos para enfrentar os dragões, mas é inteligente, e na ânsia de se provar para o pai, desenvolve uma engenhoca para capturar os cuspidores de fogo. Só que ele se identifica com a criatura que acaba nocauteando (o dragão tem traços muito semelhantes ao Stitch, de “Lilo & Stitch”, como apontou uma menininha que estava sentada ao meu lado – coincidência ou não, este aqui foi dirigido pela mesma dupla responsável pelo filme da Disney). O que Soluço vai descobrir é que os dragões são incrivelmente dóceis, e perfeitos como animais de estimação. Eles apenas revidam os ataques dos humanos, e sua agressividade se deve à um dragão ainda maior, que os comanda como uma Rainha comanda as abelhas de sua colmeia. Entrementes, Soluço participa de um grupo de treinamento com jovens vikings, que são ensinados a derrotar dragões para assegurar a aldeia no futuro.

É um prazer conferir o resultado em 3D, já que a tecnologia não é subestimada (não a usam como detalhe, só para conferir profundidade), tampouco abusada (não exageram nos truques baratos e nos objetos voando na plateia). Na verdade, a terceira dimensão complementa lindamente a fotografia e a direção de arte, em especial nas maravilhosas sequências de voo, que nos fazem experimentar as mesmas sensações dos personagens (medo, tensão, adrenalina, felicidade e deslumbre). Créditos também à belíssima trilha de John Powell, que acompanha cada um desses momentos com precisão espantosa. O fato é que todos os envolvidos na produção parecem empenhados em levar essa aventura ao seu potencial máximo – e o público, desde o mais experiente até o frequentador ocasional, percebe este atributo e diferencial. Não à toa, o boca-a-boca tem sido incrível. E não é loucura esperar encontrar o filme nas categorias do próximo Oscar. Nos cinemas em cópias dubladas e legendadas (entre as vozes originais estão Gerard Butler, Jay Baruchel, America Ferrera e Jonah Hill).

.:. Como Treinar Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2010, dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois). Cotação: A+

Categorias:Cinema
  1. 4 abril 2010 às 3:05 pm

    Quando fui ver Avatar e vi o trailer deste filme tb não esperava muito. Mas as críticas positivas estão aparecendo e minhas expectativas estão grandes.

    Abs!

  2. 4 abril 2010 às 8:30 pm

    Eu não tava interessada em conferir este filme, mas esse teu texto aí tá meio que mudando minha opinião! Beijo!

    • 4 abril 2010 às 10:58 pm

      Bruno, não há de se frustrar! Também fui com expectativas moderadas pq o boca a boca já estava positivo. E não me desapontei em nada! Abs.

      Ka, você tem que ver, sei que vai amar!🙂 Beijo.

  3. Lucas Alves
    4 abril 2010 às 11:51 pm

    Oi Louis!!!

    Então, tb torci o nariz quando vi o trailer, mas seu texto me encorajou a ver esse filme…

    Mudando de assunto… estou atrasadíssimo com uma porrada de séries… Mas tentarei AO MÁXIMO manter Tara e Breaking Bad em dia. E olha, achei q voltaram muitíssimo bem.

    Damages foi cancelada? O.o … Não sei o q pensar disso… Precisar assimilar a notícia antes.

    É isso, hoje o meu comentário será curto.

    Parabén pelo blog! Só melhora!!!

    Abraços

  4. 5 abril 2010 às 2:34 am

    eu demorei pra entender que era trailer, achava que era propaganda de pipoca pra ver o filme. qdo (finalmente) fui ver Avatar que vi o trailer inteiro. e achei xuxu, na verdade.
    não é dos meus filmes de ver no cinema, mas acho que assisto sim quando sair em dvd.

    e como foi de páscoa???
    morreu de tanto chocolate?
    =***

    • 5 abril 2010 às 3:43 am

      Lucas, como vai? Primeiramente, veja o filme sim! É imperdível, por mais que não pareça. Damages, como eu comentei no post seguinte a esse, foi salva do cancelamento!😉 Continue aparecendo e comentando de Tara e Breaking Bad no decorrer das temporadas! Abraço.

      Quéroul, eles também fizeram um anúncio muito pobre e específico para venda de pipoca nos cinemas! huahuahua… E tá lindo o resultado, viu? A campanha de divulgação não fez justiça… E fui bem, obrigado, de Páscoa, e vc? Ainda não me entupi de chocolate, mas estou guardando pras próximas semanas! ^^

  5. 18 janeiro 2011 às 9:04 pm

    olha eu assisti o filme e adorei pra min este filme empata com shrek para sempre, espero que tenha o como treinar o seu dragao 2 a dreaworks ta de parabens por criar um filme tao maravilhoso como este, agora eu vi o trailer do kung fu panda 2 eu tambem to doido pra assistir ele, obrigado dreaworks por criar um filme tao sinistro.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: