Início > Cinema > Meu Kubrick favorito?

Meu Kubrick favorito?

Perto de “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, “Laranja Mecânica” e “Doutor Fantástico”, é difícil considerar “O Iluminado” o melhor trabalho do diretor Stanley Kubrick. Mas sempre que eu revejo o filme, fico com a impressão de que é, sim, o meu Kubrick favorito. Não é filme para ver sozinho, de madrugada, durante uma crise de insônia, mas me arrisquei mesmo assim (já ciente de que o medo me obrigaria a virar a noite em claro). Este é, disparado, o suspense mais assustador que eu já vi. O único que parece não ter gostado foi o autor do conto que o inspirou, Stephen King. Ele chegou a patrocinar uma refilmagem para televisão, mais fiel ao seu material – e justamente por esse motivo, dizem que é infinitamente inferior a essa versão de 1980.

“O Iluminado” deixou uma impressão tão forte que não é exagero dizer que temos aqui o filme definitivo sobre mansões mal assombradas. No caso, sobre um hotel afastado da civilização, vazio durante a baixa temporada, e o zelador que se muda com a família para lá a fim de cuidar da manutenção. Algo de sinistro aconteceu ali, e não demora para que o protagonista, isolado do mundo exterior, dê indícios de que está enlouquecendo. Mas seria loucura ou algo realmente sobrenatural? Seja como for, Jack Nicholson, que quando resolve arquear as sobrancelhas se torna a personificação do macabro, é o ator certo para o serviço! Como a esposa está a torta e esquisita Shelley Duvall, e como o filho paranormal dos dois, o eficiente Danny Lloyd (que não construiu carreira). Com esses elementos simples, mas muito bem articulados, formou-se o maior sucesso de bilheteria da carreira de Kubrick.

O clima bem firmado, os sustos reservados com precisão, a trilha sonora lancinante, a fotografia criativa e a direção de arte impecável continuam sendo qualidades imutáveis. Funcionam até mesmo os histrionismos das performances, dos exageros de Nicholson às caras e bocas de Shelley. Ela, aliás, viria a confessar que teve problemas com o diretor, que a levou à exaustão física e mental, forçando a repetição de algumas tomadas por centenas de vezes. Hoje, Shelley está afastada da mídia, isolada numa cidadezinha americana, porque diz que os ETs estão vindo buscá-la! Kubrick, o que o senhor fez com a coitada? Seja como for, a sanidade mental da heroína parece um preço baixo a pagar pelo resultado de “O Iluminado”. O filme resistiu bem ao tempo, e continua imbatível no posto de experiência mais superlativa que já tive com o gênero. Obrigatório!

.:. O Iluminado (The Shining, 1980, dirigido por Stanley Kubrick). Cotação: A+

P.S.: All work and no play makes Jack a dull boy!

Categorias:Cinema
  1. markhewes
    30 março 2010 às 2:02 am

    O filme realmente é um dos melhores, se não o melhor mesmo do gênero. Eu lembro até que fizeram uma série com poucos capitulos baseada nessa mesma história e quando era muito mais novo eu assistia e já ficava com medo, mas quando se trata do filme do Kubrick o medo é maior. Laranja Mecânica também é muito bom, mas um dos meus preferidos dele é o “De Olhos Bem Fechados”, que eu sei que agradou poucos.

  2. Francisco
    30 março 2010 às 4:09 am

    Sério q Shelley Duvall virou uma caipira q acredita em E.T.?
    Huahuahauahauhaua….tadinha,uma das minhas musas trash!
    Sobre o filme…simplesmente ARREPIANTE.
    REDRUM.REDRUM.REDRUM.REDRUM.REDRUM.REDRUM.

  3. 30 março 2010 às 2:44 pm

    Kubrick é foda… O Iluminado certamente está entre os meus preferidos dele, justamente por tudo o que você escreveu.

    Minha única reclamação é em relação a atuação da Shelley Duvall, simplesmente uma das piores que me recordo.

    Abs.

    • 30 março 2010 às 3:32 pm

      Mark, sério que teve uma série?? Não conheço! Mas sempre estragam quando tentam se aproveitar de obras-primas em variações semelhantes… Este é um dos meus favoritos do Kubrick, com Laranja Mecânica nos calcanhares.

      Francisco, é sim, a mulher está doidinha da silva!!! Judiação… E o filme é mesmo de gelar a espinha!

      Bruno, Shelley está simplesmente horrível, mas acho que essa canastrice cabe bem à proposta! Abs.

  4. 30 março 2010 às 5:10 pm

    senta que lá vem história…
    eu sou fã de SK desde sempre, e assisti ao filme do Kubrick já adolescente. de fato, acabou que o roteiro do filme ficou bastante diferente do livro, e eu entendo pq nem o autor e nem muitos fãs deles não gostam desta versão. quando vi a primeira vez, eu também achei que tava diferente demais e não cheguei a gostar. fora que me irritei tanto com a Duvall, que eu queria que Kubrick, Jack Nicholson e os amigos fossem todos à pqp…
    depois de muito tempo, e de alguns Kubricks, eu reassisti O Iluminado. achei o filme lindo de morrer, gostei muito mais do que naquela primeira vez, e me encantei com o ator-mirim (que tinha imdbado e descobesrto tb que fez NADA depois desse filme).
    hoje eu gosto muito.
    mas meus preferidos de Kubrick serão sempre Laranja Mecânica (a perfeição da adaptação de um livro) e Full Metal Jacket, que tem os planos-sequência mais incríveis do mundo mundial.

    e eu gosto da versão pra TV d’O Iluminado. tem muitas horas, longo, mas é a adaptação que eu acho que o SK queria. quer dizer, é a leitura mesmo do livro, porque tá tudo lá.
    é canastra, mas legal! (eu cheguei a preferir esse ao do Kubrick, mas precisava reassistir hj em dia, pra ver se é isso mesmo…).

  5. 30 março 2010 às 9:25 pm

    Se tratando de Stephen King, e nas mãos de Kubrick temos um dos mais interessantes do cinema de horror moderno!

    • 31 março 2010 às 2:15 am

      Quéroul, não conheço o conto do Stephen King, tampouco assisti ao telefilme, mas duvido muito que ultrapasse este aqui, que é o meu favorito do gênero e do diretor. Se quem se tratando de Kubrick parece heresia optar por um só filme. Gosto igualmente de Laranja Mecânica e Dr Fantástico, e pago o maior pau pra 2001 (que pra mim é filme pra se admirar, não necessariamente para gostar)! Reveja O Iluminado assim que possível!

      Jenson, concordo!

  6. 31 março 2010 às 3:19 am

    O Iluminado é romance, Louis, não conto.
    e a série que o Mark se referiu, é o mesmo telefilme que eu vi, acredito, porque como ele é muito longo, deve ter passado em forma de episódios como já aconteceu com outros filmes de SK.
    e são obras incomparáveis, sabe, o telefilme e o do Kubrick. do Kubrick é aquilo que a gente enche a boca pra falar ‘é cinema’ e o telefilme é bem isso mesmo.

    e eu até hoje não consegu ver Dr. Fantástico, o que me dá uma dor no coração!!!

    • 31 março 2010 às 3:33 am

      Isso! Sabia que era romance, mas me confundi mesmo com a série que o Mark citou. Enfim, será que é fácil achar esse telefilme pra baixar? Fiquei curioso!!! E Dr. Fantástico é um arraso, né? Amo como a vida!

  7. markhewes
    31 março 2010 às 3:37 am

    Louis, acho que o Quéroul ta certo mesmo, devia ser um telefilme, eu só citei como série porque foi exibida dessa forma e nem sabia que era telefilme porque vi há muito tempo, mas com certeza deve ser isso, husahuashuas.

  8. markhewes
    31 março 2010 às 5:32 pm

    E se assistir poste sobre, husahushusa.

  9. dennynaka
    9 abril 2010 às 2:48 am

    Cara, assiste PSICOSE do Hitchcock. Foi esse filme que começou os inúmeros filmes envolvendo psicopatas no papel principal e no desenrolar da história. AMO O iluminado, assisto sempre. Assim como Kubrick gosto mto do Hitchcock, vai aí minha dica.

    • 9 abril 2010 às 8:13 am

      Mark, podexa! o/

      Dennynaka, eu já vi Psicose e tb acho genial! É um dos meus filmes favoritos sobre psicopatas, e o melhor do Hitchcock na minha opinião. Valeu pela sugestão, tens muito bom gosto! rsrs…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

