Início > Premiações > Oscar: Uma primeira olhada nos indicados

Oscar: Uma primeira olhada nos indicados

Algumas considerações avulsas sobre os indicados ao Oscar 2010:

– “Avatar” lidera as indicações, viva! Ao lado de “Guerra ao Terror” (muito bom), tem nove menções. Em seguida, o excelente “Bastardos Inglórios” tem oito.

– Peraí, “The Blind Side” entrou em Melhor Filme? O que esses votantes andaram fumando?

– Mas Sandra Bullock era inevitável, eu suponho. Só não pode ganhar. NÃO PODE!

– Nada de “(500) Dias Com Ela” em Roteiro Original, um choque. Não estou entre os seus maiores admiradores, mas garanto que “O Mensageiro” não é muito melhor.

– “In the Loop” em Roteiro Adaptado, acho que preciso mesmo assistí-lo…

– Será que “Distrito 9” é tudo isso? Para mim uma indicação em Ator seria a mais merecida que o filme poderia receber. Não deu, já que aquela categoria está cimentada há semanas.

– Nada de Christian McKay em Ator Coadjuvante. Matt Damon, que horror.

– Ainda não vi “Nine”, mas será que precisávamos de Penelope Cruz indicada? Parece que o erro foi terem vendido Marion Cotillard, que todos dizem ser a luz do filme, como protagonista.

– Nenhuma Coadjuvante de “Bastardos Inglórios”, nem Julianne Moore, tampouco Samantha Morton. Mas quem se importa, quando temos Maggie Gyllenhaal recebendo a primeira indicação de sua carreira? (Ela conseguiu o feito por “Crazy Heart”, mas já lhe deviam menções por “Secretária”, “Happy Endings” e “Sherrybaby”). Melhor surpresa de todas.

– “Precious” no lugar de “Up in the Air” em Montagem. Chegou bem enfraquecido o filme do Reitman, não?

– “Harry Potter” e “Doutor Parnassus” lembrados onde não se esperava – e com méritos!

– “The Young Victoria” aconteceu hein? Não deu para Emily Blunt chegar a Melhor Atriz, mas taí o filme em Figurino, Direção de Arte, Maquiagem. Uau.

– Maquiagem, que depois de Canção é a categoria mais difícil de prever, também surpreendeu incluindo “Il Divo”. É um filme italiano bem cínico que vi na Mostra há dois anos. Acho que seria pedir demais que se lembrassem do Ator principal, o sensacional Toni Sevillo.

– Acertei as duas canções de “A Princesa e o Sapo”. E, por Cristo, ainda bem que aquela música cafona de “Avatar” não entrou. Idem para “Cinema Italiano”, de “Nine”, que tem uma letra ridícula.

– Categorias que não dizem muita coisa, como as duas de Som, costumam ser as mais fáceis de prever. Acertei praticamente tudo.

– Efeitos poderia expandir as vagas para cinco. Tem uns trabalhos super competentes que acabam não sendo reconhecidos, mesmo em fitas horríveis.

– Desconfio que os cinco filmes estrangeiros sejam, em sua totalidade, superiores aos dez da categoria principal. Dizem que o francês e o argentino são brilhantes, e garanto que os únicos que vi, o peruano “A Teta Assustada” e o alemão “A Fita Branca” (que também apareceu em Fotografia), são extraordinários.

– De onde surgiu esse quinto filme em Melhor Animação?

Começo a esboçar em breve minha previsão para os vencedores. A lista completa de indicados pode ser vista aqui. Direcione, também, suas perguntas para o meu formspring.me.

Categorias:Premiações
  1. Caio
    2 fevereiro 2010 às 3:49 pm

    Muito feliz por Tarantino! merecidíssimo. Adorei Avatar, mas daí ganhar, torço por The Hurt Locker. Tanta coisa boa e cololar The Blind Side no páreo, mancada da academia. É uma pena ver Juliane Moore fora, apesar de saber que ela nem tinha chance, por outro lado adorei Maggie Gyllenhaal na lista. ‘In the Loop’ é genial, vc precisa ver, foi merecidíssimo! Ainda bem que The Imaginarium of Doctor Parnassus nao foi esquecido. Pra mim, a categoria no qual eu estou mais ansioso msm eh a de melhor atriz, quero muito ver Gabourey Sidibe ganhar.

  2. 2 fevereiro 2010 às 3:58 pm

    A lista de estrangeiros é ótima mesmo, pena o coreano “Mother” não ter chegado lá… E “La Nana” também, por causa da estúpida regra da Academia de permitir apenas 1 filme por país…

  3. Marcelo
    2 fevereiro 2010 às 5:20 pm

    Louis,

    Hoje é o começo do fim… Ë hoje a estreia da ultima temporada de Lost… Voce podia escrever o que achou depois de assistir… Tambem podia escrever antes falando das suas teorias… Quanto mais voce escrever sobre Lost é melhor… To ansioso… E vc??

    • 2 fevereiro 2010 às 6:27 pm

      Caio, The Blind Side foi mancada mesmo, prova de que essas dez vagas só dão margem para mais injustiça ao invés de corrigí-las. E acho muito difícil que Sidibe ganhe em Melhor Atriz…

      Beto, de fato, Mother é espetacular e merecia uma vaga! Não vi La Nana, mas só ouço elogios à atriz principal.

      Marcelo, vou tentar comentar Lost sim. Se não der semana a semana, ao menos faço um post caprichado com as minhas impressões gerais sobre a série. Tô menos ansioso com a estreia do que estava com os indicados ao Oscar, mas tô sim empolgado!😉

  4. 2 fevereiro 2010 às 10:35 pm

    A lista de indicados ao Oscar 2010 foi totalmente coerente com o que a gente já tinha visto nessa temporada de premiações. Até as surpresas, exceto a indicação para “The Blind Side” em Melhor Filme, são bem-vindas. Agora, surpreendente mesmo foram as indicações para filmes os quais eu NUNCA tinha ouvido falar antes, como aquele “Paris 36” e a animação que roubou a vaga de “Tá Chovendo Hambúrguer”. Beijo!

  5. 2 fevereiro 2010 às 10:40 pm

    DEFINITIVAMENTE! Não precisam de Penelope ocupando espaço! ODIO!

    • 3 fevereiro 2010 às 1:04 am

      Ka, tendo visto The Blind Side, não considero a inclusão tão bem vinda assim. Quanto a quinta animação, também não tinha ouvido falar, mas não é difícil ser melhor que Tá Chovendo Hamburguer, que é bem fraquinho (já Ponyo é outra história). Esse Paris 36 surgiu do nada, mas a música em si é bonitinha! Beijo.

      Jack, vejo Nine logo mais para formar uma impressão sobre a Penelope.

  6. 3 fevereiro 2010 às 1:25 am

    Como???? “Tá Chovendo Hambúrguer” é EXCELENTE! Uma agradabilíssima surpresa. Beijo!

    • 3 fevereiro 2010 às 2:14 am

      Então, não me lembro em detalhes, mas quando comentei sobre o filme reforcei que é infantil demais para os pais que acompanham os filhos aos cinemas, e que a qualidade da animação não é das mais bem apuradas! Ponyo ainda não vi, mas visto quem realizou, não duvido que seja um espetáculo!!🙂 Beijo.

  7. Alex Câmara
    4 fevereiro 2010 às 10:12 pm

    Boas considerações!
    Mas sobre a Penélope Cruz, tbm não assisti “Nine” e já tinha perdido as esperanças de vê-la indicada, acho que ela deve estar bem no filme, mas a Marion Cotillard deve estar melhor, claro; já Vera Farmiga e Anna Kendrick de “Amor sem Escalas”… essas que não mereciam uma indicação mesmo, só estavam competentes.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: