Início > Top 10 > Os Piores Filmes de 2009

Os Piores Filmes de 2009

Dezembro vai avançando, e as listas com o balanço do ano não tardariam a chegar ao “Letters from Louis”. É também um ano excepcional, por ser final de década – você já viu aqui a lista das Melhores Séries dos últimos dez anos, e a dos Filmes e das Músicas chegam logo mais. Dessa vez, vamos falar mal (o que é sempre mais legal). Listei abaixo os piores filmes de 2009. (Nota: Considerei aqueles que estrearam comercialmente nas salas brasileiras no ano corrente, e não seu ano de produção). E aí vão as bombas, em ordem decrescente:

.

10. Eu Odeio o Dia dos Namorados

Nia Vardalos, a roteirista de “Casamento Grego” que está até hoje tentando mamar no sucesso do filme, dirigiu e estrelou essa perda de tempo, e fechou 2009 com um título nada glorioso: o de profissional que mais deu prejuízo ao cinema. Tanto este quanto sua outra empreitada, “Falando Grego”, foram fracassos absolutos de público e crítica. Ai.

.

9. Aquele Querido Mês de Agosto

Tido como o melhor filme da Mostra de São Paulo no ano passado, só me fez querer sair do cinema antes do término da sessão. Pudera: é um drama-musical português, com um tiozinho que canta igual ao Raul Gil, e umas mocréias que fazem shows tipo os da Banda Calypso. Só vendo pra crer (e se você tem amor à vida, passe longe)!

.

8. Budapeste

Produção nacional de grife, baseada em livro de Chico Buarque e com locações na Europa? Sim, tudo isso. Mas não deixa de ser um lixo. Um breve comentário aqui.

.

7. Austrália

“Dona Patroa” de cu é rola. O menininho mais insuportável de todos os tempos, mais uma Nicole Kidman constrangida, mais um Hugh Jackman desperdiçando seu sex appeal, mais um roteiro que empilha os clichês mais esquisitos, mais uma direção pavorosa de um cara que eu considerava bicas (Baz Luhrmann, de “Moulin Rouge”). Resultado: a merda que vocês já sabem.

.

6. The Spirit – O Filme

Não tem um pingo do virtuosismo de “Sin City” – só a mesma panca de cool e um elenco razoavelmente conhecido, dos que se não se costuma ver numa fita de quinta categoria. Vaias para o cartunista Frank Miller. Cinema é coisa séria, gato!

.

5. G.I. Joe – A Origem de Cobra

Não coloquei o segundo “Transformers” na lista (embora tenha passado raspando pelo corte final), mas arranjei uma vaga para seu primo-pobre “G.I. Joe” – que tem as atuações mais canastronas do ano, assim como os diálogos mais ridículos. Os efeitos dão conta do recado, mas excetuando-se uma sequência nas ruas de Paris, não exigem muita coisa da equipe de computação. Resenha do Louis.

.

4. Juízo Final

Que coisa sem pé nem cabeça, meu Deus! Me deu desespero acompanhar. Por sorte estava vendo em casa, e fui avançando de cena em cena para encerrar o sofrimento. Se alguma vez se deparar com isso, fuja para as montanhas!

.

3. Efeito Borboleta – Revelação

Pastiche do sucesso com Ashton Kutcher, sem ninguém do elenco original. Só a mesma fórmula, muito mal colocada, num filme com muito gore, sexo gratuito e reviravoltas patéticas. Leia mais aqui.

.

2. Salve Geral

Ainda morro de vergonha quando paro pra pensar que os membros da Academia terão acesso a esse engodo, eleito como o representante brasileiro ao próximo Oscar. Um ho-rror, seja pelos enredos chinfrins, seja pelo amadorismo das cenas (como uma certa perseguição de carro que parece saída de um episódio de “Os Trapalhões”). Meu texto.

.

1. Do Começo ao Fim

Dói no coração dar tantas colocações da lista para filmes nacionais, até porque todo mundo sabe o trabalho que dá pra fazer, conseguir financiamento e tal. Mas aí a gente para pra pensar em quantas crianças poderiam ter sido alimentadas com a verba desperdiçada nessas ofensas, e não tem como não ficar puto. O primeiro colocado da lista foi visto e resenhado há poucos dias. Nada mais a dizer sobre isso.

.

Deixo claro que não vi alguns dos projetos mais vilipendiados do ano, como o remake “O Dia em Que a Terra Parou” ou o fiasco “Dragonball Evolution” (pode não parecer, mas eu tenho sim um pouquinho de amor próprio; jamais ia me torturar desse jeito). Alguém tem algo a acrescentar?

Anúncios
Categorias:Top 10
  1. rahru
    7 dezembro 2009 às 4:04 am

    Filmefobia, porra! Foda-se a demagogia, o Brasil penou pra lançar filme decente esse ano. Amanhã tento Topografia de um desnudo (???), e ainda vou procurar Se nada mais der certo e Salve geral mesmo. Ah, e logo estreia um promissor, Praça Sans num sei o quê.

    • 7 dezembro 2009 às 4:18 am

      Esse passou pertinho do corte, Pedro. Fica lá entre 11 e 12. Puta filme ruim! Mas Se Nada Mais Der Certo não é um desastre, longe disso… Salve Geral é de dar dó.

  2. 7 dezembro 2009 às 1:21 pm

    Pois eu vi O Dia em que a Terra Parou e ao contrário das diversas criticas que li, eu apenas achei bem “Sessão da Tarde”, claro que é fraquissimo, me deu até sono e perdi algumas partes dormindo, mas acredito que não seja pior que “Efeito Borboleta 3” por exemplo, que é um filme que não vi, mas sei que eu detestaria, desde trailers, fotos eu sinto que é uma coisa muito over pra mim, haha.

  3. 7 dezembro 2009 às 4:42 pm

    eu tenho mais juízo que você-ê. não assisti nenhuma dessas bombas aí, justamente por achar previamente que seria um desgaste tão grande de minha vida… hehehe.
    eu tenho uma certa vontade de chutar a Nia Vardalos, pronto, falei.
    vc chegou a ver “Besouro”? morri de vontade de ver esse e perdi todas as oportunidades. agora, só DVD…enfim. eu sou defensora de filme nacional porque o povo não quer ver nunca. acha que filme nacional ainda carrega uns ranços de podrinho, um apego à pornochanchada, um som mais ruinzinho… o triste é que tem filme que faz isso mesmo, de propósito. aí dá nisso: verba pra alimentar nossas criancinhas carentes (hahaha) sendo usada pra fabricação de lixo nuclear. que triste!

    • 7 dezembro 2009 às 9:07 pm

      Mark, esse Efeito Borboleta é tão caído que nem a própria crítica deve ter visto rsrs… Tem cara de filme que foi “escondido” dos jornalistas até o último minuto!

      Quéroul, tb me irrito MUITO com a Nia Vardalos, e olha que gosto de “Casamento Grego” e que vi com certa simpatia “Connie & Carla”. “Besouro” eu acabei não assistindo, desanimado pelas críticas de amigos – mas pelos trailers e pelo que acompanhei da produção, até levava fé! O cinema brasileiro tem potencial, mas cai frequentemente nessas armadilhas que você citou! =/

  4. 7 dezembro 2009 às 10:16 pm

    Esse ano diminui o número de filmes ruins vistos, mas daqueles que conferi penso que “Recém-Chegada” e “The Spirit” foram os piores. Da sua lista, até que gostei de “Austrália”.

  5. Caroline®
    7 dezembro 2009 às 11:11 pm

    Eu tenho autopiedade, e leio o Letter from Louis. Por isso, não vi nenhuma dessas desgraças das telas. Só filmes bons, ou médios. Dos ruins eu passei ao largo…

    • 7 dezembro 2009 às 11:58 pm

      Vinícius, achei “Recém Chegada” um horror tb, mas foi tanta porcaria que este só caberia num top 20. “Australia” eu considero um vexame, daqueles que super deu vontade de sair no meio da sessão. Tem mais “finais” que “O Senhor dos Anéis”, e quase caí no choro quando percebi que a tortura seria prolongada! rsrsrs…

      Caroline, são ossos do ofício! Manter um blog me obriga a ver filmes bons, ruins, e o Kiko! huahuahua

  6. 8 dezembro 2009 às 10:31 pm

    Calma que vou fazer …
    Vai demorar um pouquinho …

  7. henriquezrx
    11 dezembro 2009 às 3:02 am

    Desses todos eu só assisti à Austrália, que desperdício… acabei baixando em HD e acabei não aproveitando.

    • 11 dezembro 2009 às 7:04 pm

      Henrique, isso é que desperdício de espaço no computador hein? rsrsrs…

  8. 14 dezembro 2009 às 12:31 am

    Eu acho que tive sorte por não ver nenhum desses. ^^
    Tem Australia aqui em ksa, mas nunca consegui assistir.
    Fica o lembrete pra não ver.
    =*

  9. Thatáah
    3 janeiro 2010 às 8:15 pm

    Desses eeu assititi , Juizo Final e Australia . ee os dois não são ruins apenas o Australia deixa a desejar por ter um elenco bom , achei que essa coisa de vaca e leva vaca fooi meeio chatto e tal’z . Maas tipoh vsee colocar Juizo Final em 5ª , eeu acheo que ficaria assim em 7ª entre os melhores , o filme é meio que terror , as cenas que tem não são nada pertto de Jaison e pá . suua listaa tá legaal só naum achei justo com Juizo Final .

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: