Início > Teatro > Ensina-me a Viver, a peça

Ensina-me a Viver, a peça

Precisando de uma desculpa para conhecer o novíssimo Teatro Bradesco, do Shopping Bourbon, tido – com todos os méritos – como a sala de espetáculos mais bonita do Brasil, fui conferir o revival de “Ensina-me a Viver”, peça baseada no filme honônimo de 71. “Harold and Maude”, no original, narrava a excêntrica história de amor entre um rapaz de 20 anos com “alma de velho” e a senhora de 80 com “alma de jovem”. Harold, solitário e macabro, tinha o hobby de simular suicídios e vivia dando sustos na mãe (que depois de um certo tempo, se acostumou a essa mania e já nem reagia quando o encontrava aparentemente enforcado na sua sala de estar). Maude, biruta e espevitada, conhece Harold num velório (já que ambos costumavam frequentar os funerais de pessoas desconhecidas), aproxima-se dele e, aos poucos, o apresenta aos prazeres da vida.

Mas o filme não tinha nenhuma sabedoria de rodoviária ou chavões como os que costumamos encontrar nos livros do Paulo Coelho. O texto de Colin Higgins era irreverente, criativo e carinhoso com seus personagens – e isso, somado à direção super inspirada de Hal Ashby e às performances inesquecíveis de Ruth Gordon e Bud Cort transformaram “Ensina-me a Viver” num cult instantâneo. Foi mais do que oportuna, portanto, a sua transposição para os palcos, também conduzida por Higgins. Sucesso lá fora, a peça foi trazida para o Brasil em 2007, numa iniciativa do próprio Arlindo Lopes, que interpreta o nosso Harold. Glória Menezes, veterana que não compartilha da canastrice do marido Tarcísio, assumiu com toda dignidade o papel de Maude. Os dois entregam trabalhos bastante profissionais, sendo que só outros três atores tem destaque (Stella Maria Rodrigues como a mãe de Harold, Fernanda de Freitas como as pretendentes, e Antônio Fragoso em todos os demais papeis masculinos). Aliás, essa técnica de revezamento entre vários personagens é muito comum no teatro, que dá espaço para soluções alegóricas – mas o truque não é empregado aqui de forma muito funcional. Assim como no filme – que eu coloco com facilidade entre os meus favoritos de todos os tempos -, os melhores monólogos ficam com a velhinha, em especial quando ela dá para expor suas próprias teorias sobre o comportamento humano.

Há mais de dois anos em cartaz, “Ensina-me a Viver” fica dessa vez em São Paulo por curtíssima temporada – de Terça à Domingo desta semana. A quem tiver condições de ir, recomendo! E que saiam em seguida à procura do longa, caso estejam entre a minoria da população que ainda não viu.

.:. Ensina-me a Viver (Dirigido por João Falcão. Teatro Bradesco. Shopping Bourbon, Piso Perdizes. Rua Turiassu, 2100, Pompeia. São Paulo – SP. De 24/11 a 29/11). Cotação: B+

Categorias:Teatro
  1. henriquezrx
    25 novembro 2009 às 2:51 am

    pena eu não ter o privilégio de poder ir ao teatro ;/

  2. 25 novembro 2009 às 4:23 pm

    Ow, estou então entre a minoria da população? rsrs
    =*

    • 25 novembro 2009 às 7:14 pm

      Henrique, então veja o filme, oras! 😉

      Jecik, está? Difícil encontrar alguém que ainda não tenha visto Ensina-me a Viver!! De qualquer forma, fica a dica!

  3. henriquezrx
    25 novembro 2009 às 9:17 pm

    Claro, e é por isso que assisto filme e no pc ainda, pois, nem cinema tem..rsrs

    Louis, aquele é meu orkut mesmo, não se assuste auhaa, não tenho ninguém add..

  4. 25 novembro 2009 às 10:35 pm

    Como eu não gosto do filme “Harold e Maude”, acho que eu não conferiria a peça. Beijo!

    • 26 novembro 2009 às 3:39 am

      Henrique, eu acreditei que o Orkut é seu rsrs… E que triste, viver numa cidade sem cinema! Sei bem como é! Nessas férias vou passar pela mesma coisa! 😦

      Ai Ka, não creio!! O filme é irresístível!!! 🙂 Beijo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

