Início > Top 10, TV > As Melhores Séries da Década

As Melhores Séries da Década

Depois que o A.V. Club, um veículo internacional de responsa, publicou sua lista das 30 Melhores Séries da Década (que você confere clicando aqui), resolvi que era pertinente ressuscitar os tão amados top 10 do “Letters from Louis” com este mesmo tema. Adoro final de década porque sempre pipocam listas sobre os assuntos mais variados – os Melhores Filmes, as Melhores Interpretações, os Melhores Álbuns, os Melhores Livros, as Maiores Injustiças das Premiações e por aí vai. E como eu ainda era muito novinho no final da década passada, essa vai ser a minha primeira chance de listar tudo o que tenho direito. Aguarde o restante em breve.

Até lá, aí vão as melhores séries da década, na minha nobre opinião. Em ordem decrescente, para ficar mais emocionante:

.

10. Veronica Mars (2004-2007)

veronica

Série teen que combinava conflitos juvenis com investigações policiais que não deviam em nada para os programas sérios do gênero. Os diálogos eram cheio de referências cool, os personagens eram sempre bem aproveitados e os roteiros (quase) nunca caíam em clichês (e se o faziam, ao menos convergiam em boas soluções). Fora que a Veronica era super esperta, tinha um cabelo lindo, e formava com Logan Echols o melhor casal do planeta.

.

9. Lost (2004-?)

lost1ft1

Levanta a mão quem nunca se irritou com “Lost”. Acho que só aqueles fãs cegos, que veneram todo e qualquer episódio da ficção criada por J.J. Abrams, esboçaram alguma reação. É fato consumado que “Lost” é uma série cheia de tropeços, com enrolações cansativas e desnecessárias que determinaram, ao longo dessas cinco temporadas (a sexta e última chega no ano que vem), o desligamento de muitos espectadores. Mas também não dá para negar sua qualidade, a eficácia de suas reviravoltas ou a empatia dos personagens. Já nasceu cult, destinada a ser muito imitada.

.

8. Studio 60 on the Sunset Strip (2006-2007)

NUP_100341_1440

Aaron Sorkin, a mente por trás de “The West Wing” (que também era genial, mas que não entra nessa lista porque não vi nem metade das temporadas), concebeu este drama esnobado pelo público médio, mas louvado pela crítica e por alguns milhares de seguidores. Centrado nos bastidores de um programa de humor, era um “30 Rock” dramático, com ótimo elenco e texto primoroso.

.

7. Damages (2007-?)

damages2

Reinventou as séries de tribunal ao se focar na profundidade dos personagens e numa narração fragmentada, cheia de surpresas escondidas. A própria Glenn Close, duas vezes ganhadora do Emmy por interpretar a inescrupulosa (mas nem por isso bidimensional) advogada Patty Hewes, garante que este é o papel de sua vida. Quem somos nós para discordar?

.

6. Mad Men (2007-?)

cuar01a_madmen0806

Não é aquela série que você vê e pensa: “Meu, que imperdível, tenho que ver o próximo episódio!”. É meio lenta, devagar, extremamente fina e totalmente desprovida de artifícios sensacionalistas. A uma primeira vista, parece muita forma para pouco conteúdo (porque a cenografia e reconstrução de época é tão boa que parece efeito especial). Mas é só dar uma chance que você vai perceber como tudo é meticulosamente planejado, como os personagens são matizados e como é interessante observar o mundo tão diferente de umas décadas atrás. Fascinante, teve ainda um episódio que entra – fácil, fácil – no top 3 dos melhores capítulos dos últimos dez anos (o décimo primeiro dessa terceira temporada).

.

5. Battlestar Galactica (2004-2009)

164829__opener_l

Sempre tive meus problemas com ficção científica, e foi “Battlestar Galactica” que me fez rever os conceitos. Graças à série, fui reduzido a um nível inimaginável de nerdice (fiquei louco pelas camisetas inspiradas nos cylons) e corri atrás de outras produções do gênero, no cinema ou na TV (só então fui apreciar a trilogia original “Star Wars”, por exemplo, que eu tinha ganhado em VHS, ainda criança, e deixado de lado). Subestimada por não fazer parte da grade das grandes emissoras, conseguiu notáveis indicações ao Emmy de Roteiro e Direção, além de prêmios técnicos para os efeitos especiais (revolucionários para um seriado). “So say we all!”

.

4. The Wire (2002-2008)

wire1

A primeira colocada na lista do A.V. Club está também no Livro dos Recordes como a série mais bem cotada de todos os tempos (no MetaCritic, tem um impressionante 9.8 de média). Tão boa quanto “Sopranos”, mostrava o cotidiano dos policiais de uma delegacia de Baltimore, a cidade mais violenta dos Estados Unidos (estou com um pé atrás, porque devo conhecê-la no ano que vem). Mas não eram oficiais como os das outras séries, que mais parecem modelos de pasta de dente, com empregos que possibilitam que digam frases espertas, daquelas que os roteiristas levaram a noite toda para formular. Eram pessoas com cara de gente, numa força que passava perrengue e dificuldades. Imperdível.

.

3. Six Feet Under (2002-2005)

sfu

Esta é a série da minha vida, mas não ganha a primeira colocação porque, numa análise fria e calculista, preciso admitir que teve algumas falhas graves no plot das temporadas intermediárias. Mas ainda posso fazer alguns elogios sem ressalvas – para começar, ao elenco, que é o mais assombroso já visto na TV. Menciono ainda alguns episódios isolados, em especial da quinta (e última) temporada. “Ecotone”, “All Alone” e o finale “Everyone’s Waiting” valem, por si só, mais do que temporadas inteiras de outras séries. Criada pelo Alan Ball, recém-premiado com o Oscar pelo roteiro de “Beleza Americana”, e idealizador da fresquíssima “True Blood”.

.

2. The Sopranos (1999-2006)

sopranos1

Começou em 99, mas se estendeu por grande parte desta década, o que a credencia a estar nesta lista. Até hoje o grande trunfo da HBO, “The Sopranos” narrava o cotidiano de uma família mafiosa, priorizando o desenvolvimento dos personagens tanto quanto a ligação de cada um com o crime. As consultas do chefão Tony (James Gandolfini) com a psicóloga (Lorraine Bracco) estão entre as cenas mais bem elaboradas da História. Dava até medo!

.

1. Arrested Development (2003-2006)

arrested_development

Ainda a comédia mais genial que já vi, seja por sua narrativa frenética (e realmente original), seja pelo excepcional elenco (que convencia perfeitamente como uma família desajustada). A continuidade é, sem dúvidas, a melhor de um seriado recente (nem “Damages” ultrapassa), e as metalinguagens que hoje “30 Rock” emprega com sucesso chegaram ao ápice da criatividade com “Arrested Development” (como exemplo, temos o merchandise escancarado e as citações sutis a outros programas de TV ou até ao sistema de transmissão da FOX). Desconfio que o criador Mitchell Hurwitz seja um gênio. Até Ron Howard, um cineasta de grande mediocridade, subiu quilômetros no meu conceito quando descobri que ele era um dos produtores executivos, e também o narrador onisciente (trabalho pelo qual não foi creditado).

.

É isso. Ficou de fora “24 Horas” (inovadora, mas não acompanho, e mesmo se o fizesse não me vejo tirando nenhuma das minhas 10 finalistas para encaixá-la), “Friends” (minha sitcom do coração, mas que chegou já sem fôlego aos anos 2000), “Freaks and Geeks” (deliciosa e nostálgica, do comecinho da década), “30 Rock” (melhor comédia dos últimos anos) e “Family Guy” (a animação adulta mais legal). Quer apontar outras ausências? Compartilhe sua própria lista aí nos comentários.

Categorias:Top 10, TV
  1. Régis
    16 novembro 2009 às 2:19 am

    Bom, como você bem sabe NUNCA que eu ia deixar “Six feet under” fora da 1° posição… concordo que teve uns tropeços aqui e ali, mas “Sopranos” tbém os teve, assim como qualquer outra série… é impossível se estender por 3,4 temporadas sem nunca errar… mesmo minha amada e idolatrada e possivelmente 3° no podium “Damages”, em apenas 2 temporadas, já cometeu alguns deslizes bem feios. Confesso que estou em cólicas pra ver “Battlestar…”, mas to com tanta série atrasada que ainda não tirei tempo… e esta quero ver com calma.

  2. Régis
    16 novembro 2009 às 2:24 am

    E pow, aquela lista é uma piada, certo? “Lost”, “30 Rock”… aff, nem vou comentar… como levar a sério uma lista que coloca “Six feet under” e “Dexter” lá nas vigésimas posições…???

    • 16 novembro 2009 às 2:58 am

      Régis, discordo. Sopranos teve, no máximo, topadas, mas nenhum tropeço grave como Six Feet Under em suas terceira e quarta temporadas. E em Arrested Development não vejo uma falhazinha sequer!🙂 Battlestar era uma das minhas séries favoritas no ar, e poderia facilmente se estender por mais algumas temporadas. Acho ainda que Dexter, com base na terceira e quarta temporadas, merece a lanterna da lista do A.V. Club!

  3. lelacastello
    16 novembro 2009 às 4:40 am

    Studio 60, Veronica Mars e Arrested são 3 das minhas all time favorites, te amo por colocá-las aqui. Mas já esperava esse nível de grandeza do meu querido Louis.

  4. 16 novembro 2009 às 12:47 pm

    que década podre, então. tirando duas ou três séries que começam ainda no fim dos noventa, todas as outras são mega recentes, 2004/2006 e, que legal, já acabadas!
    disso tudo só duas me comovem: Lost e Flight of the Conchords. tem umas na listona que eu nunca ouvi falar (tipo, a número 1).
    enfim, tão subjetivo, né?
    pra mim Lost é soberana. nem entra em top, hehehe.

    (e eu queria fazer coro praquela sua amiga que considera Supernatural top da vida dela. assisti ontem os episódios mais recentes da quinta temporada… tem um lá brilhante! (cada temporada tem um brilhante), e eu acho que se vc conseguir passar dos primeiros episódios, vc vai encontrar uma série que é, no mínimo, de rachar de rir. tenta enfiá-la na sua agenda, hehehe. e fica firme, pq eu sei que o assunto afasta mais do que agrada).

  5. Tiago
    16 novembro 2009 às 4:21 pm

    Gostei, só senti falta de Friends mesmo por mais q tenha encerrado em 2000

    • 16 novembro 2009 às 4:33 pm

      Ai Rafa, não me diga que vc tb via Studio 60!!! É uma raridade conhecer alguém que acompanhava (eu era fanático)! Mas tb já deveria esperar essa grandeza de ti, moun amour!🙂

      Quéroul, que é isso, teve muita coisa boa entre as séries da década! E olha que nem mencionei Roma, Life on Mars versão UK, ou a própria Flight of the Conchords que vc citou (vi numa maratona no meio do ano e achei super legal, diferente). A amiga que considera Supernatural top da vida é a ‘lelacastello’, que postou um comentário acima do seu. Vcs iam adorar se conhecer rsrs!

      Tiago, Friends encerrou em 2004. Só não a coloquei porque os anos de glória ficaram nos anos 90 (apesar de eu ter adorado todas as temporadas, com exceção da décima, a mais fraquinha).

  6. 16 novembro 2009 às 4:40 pm

    Eae Louis, ótima lista! Mas colocaria ai True Blood! E LOST se, dúvidas 1° LUGAR! A melhor série do mundo! E ela termina em maio de 2010!

    ABRAÇO

  7. Carlos
    16 novembro 2009 às 5:24 pm

    Louis preciso da sua ajuda,

    por favor me ajude…

    eu baixei um filme em formato avi, mas eu estou acostumado a baixar RMVB. Com o RMVB eu só preciso do real player para rodar as series que eu baixo. Mas com o avi qual o programa eu preciso baixar para assistir??????

    ME AJUDEM POR FAVOR

  8. 16 novembro 2009 às 5:34 pm

    Uma lista impressionante mesmo. A minha ficaria mais ou menos assim:
    1 Lost
    2 Mad Men (ainda falta a 3º temporada)
    3 Sopranos
    4 True Blood
    5 Pushing Daisies
    6 Damages
    7 Veronica Mars (ainda falta a 3º temporada)
    8 Dexter
    9 SYTYCD (vale realyt show?! – rsrs)
    10 NCIS #desabafo: eu adoro NCIS – rsrs

    • 16 novembro 2009 às 6:21 pm

      Ricardo, não deu pra encaixar “True Blood”, mas fiz uma mençãozinha ao articular sobre Six Feet Under!😉

      Carlos, se vc usa Windows, deve rodar AVI no próprio Windows Media Player, ou então no Home Cinema, que é tipo o Media Player Classic, só que suporta outros formatos. Se usa MAC como eu, pode rodar AVI baixando programas como o VLC. É só jogar os nomes no Baixaki que deve encontrar.

      Luis, se valesse reality show eu com certeza colocaria The Amazing Race!!!🙂

  9. markhewes
    16 novembro 2009 às 9:45 pm

    Também adoro Six Feet Under e a série seria perfeita sem a terceira e quarta temporada. Claro que a quarta tropeçou muito, já a terceira nem tanto. Eu incluiria Nip/Tuck por suas três primeiras temporadas. Lost merece estar no top, apesar q

  10. markhewes
    16 novembro 2009 às 9:45 pm

    ops, postei antes. Vou continuar aqui, rs.

  11. markhewes
    16 novembro 2009 às 9:53 pm

    Também adoro “Six Feet Under” e a série seria perfeita sem a terceira e quarta temporada. Claro que a quarta tropeçou muito, já a terceira nem tanto. Eu incluiria “Nip/Tuck” por suas três primeiras temporadas. Lost merece estar no top, apesar que eu deixei de ver em sua terceira temporada, mas é uma grande série sem dúvida. Tenho muita vontade de ver “Veronica Mars” a cada elogio que leio, até hoje só vi o “Piloto” que foi bom. Quero ver “Studio 60 on the Sunset Strip” também. Damages é genial, minha segunda série preferida, não canso de falar isso, hihi. Preciso ver “Mad Men” e “The Sopranos”. Continue com os top 10, porque eu adoro, haha.

    • 16 novembro 2009 às 10:24 pm

      Mark, Nip/Tuck se tornou tão regular que não consegui inclui-la, mas se tivesse sido cancelada depois da terceira temporada estaria dentro!🙂 Já Veronica Mars vc tem que continuar vendo! A série é o máximo e o Piloto é um dos meus favoritos – em parte porque eles praticamente resumem uma temporada anterior inteira ali naqueles 40 minutos. E Studio 60 é outra obrigatória.

      Pode deixar que nesse final de ano vai ter muito top 10 por aqui! hauhuahua

  12. 16 novembro 2009 às 11:17 pm

    “Lost” é uma série totalmente superestimada, quando, na realidade, é uma grande enganação! Não merece ser citada na sua lista.

    “Six Feet Under”, pra mim, é a série da década. Colocaria também “Once and Again”, “Everwood” e “Joan of Arcadia”. Beijos!

  13. 16 novembro 2009 às 11:19 pm

    Hum, difícil escolher 10… como o do site tem 30, vou colocar 15, são muitos anos, muitas histórias…

    15) Curb your Enthusiasm (as primeiras temporadas foram sensacionais, depois da terceira ficou boring, e a sexta e sétima temporada estão invencíveis)
    14) Firefly (Joss Whedon é f***)
    13) Veronica Mars (a melhor série teen ever)
    12) Friends (as últimas temporadas foram água-com-açúcar, mas a última foi matadora)
    11) 30 Rock (é a minha queridinha do momento, acho que fui um dos únicos que amei desde o piloto, super controverso)
    10) Mad Men (achei a primeira temporada superestimada, mas a segunda foi genial, e terceira foi ainda melhor!)
    9) Deadwood (vindo de alguém que acha Bonanza e Chaparral uma das top 10 ever, não poderia faltar um western)
    8) Battlestar Galatica (aprendi a gostar de sci-fi com a série, e a terceira temporada é de tirar o chapéu)
    7) Boston Legal (acho que aprendi a gostar de séries de tribunal com Ally McBeal, mas é Boston Legal que me fascina por completo)
    6) Studio 60 (acho que os dez episódios iniciais tiveram o melhor roteiro de todos os tempos, e até hoje só assisto os filmes da Amanda Peet por causa da série… e Alan Sorkin é f***)
    5) Arrested Development (foi a primeira comédia que eu vi inteira na TV, por isso nunca tive problemas com piadas internas, e até hoje racho de rir com todos os episódios, a melhor comédia depois de M*A*S*H ever!)
    4) The Wire (super subestimada, super genial, o diálogo do f*ck ainda na primeira temporada me pegou por completo, fiquei completamente viciado, e a 5ª temporada foi perfeita)
    3) Six Feet Under (preciso confessar que não gostei da 4ª temporada, mas a series finale é um dos 5 melhores episódios de toda a vida, e a 1ª temporada foi tão cool, e o elenco é tão bom, e… Alan Ball é f***)
    2) The West Wing (Alan Sorkin again, mas pudera, foi a primeira série que eu vi inteira do começo ao fim sem perder nenhum episódio e tal, e o roteiro é magnífico, o elenco é de primeira, Lily Tomlin é gênia, e a série é a minha paixão de adolescência)
    1) The Sopranos (por questão de qualidade, será sempre a número 1, David Chase é o cara que mais sabe desenvolver um personagem, a série teve as melhores personagens femininas da história, e mesmo parecendo sonolenta, era altamente viciante)

    Pois bem, é isso…

    • 17 novembro 2009 às 1:55 am

      Ka, não seja tão impiedosa com “Lost”! Eles testam nossa paciência, mas tem umas ideias super interessantes rsrs… Eu super preciso ver essa Once and Again, que vc sempre cita. Achava Everwood bonito, mas não seguia, e Joan of Arcadia é outra lindíssima! Beijo!!

      L. Vinícius, muito boa sua lista. Preciso terminar The West Wing… Boston Legal vi alguns espaçados e achei boa. Deadwood nunca vi mas só ouço elogios. E em Curb nunca achei graça!

  14. henriquezrx
    17 novembro 2009 às 6:00 pm

    Não tenho muita estrada em séries para fazer uma lista. Quem sabe na próxima década rsrs…

  15. 17 novembro 2009 às 8:44 pm

    E eu pensando que você era fanatico por Grey’s Anatomy!

    • 17 novembro 2009 às 11:08 pm

      Vou te cobrar a lista daqui a dez anos, Henrique!🙂

      Cleber, adoro Grey’s Anatomy, é uma das séries que mais me dá prazer ver ultimamente. Mas tem falhas graves e temporadas irregulares, o que não a credencia a estar numa lista dessas.

  16. 18 novembro 2009 às 5:58 pm

    Eu não tenho perseverança suficiente em series pra fazer uma lista. Fica pra proxima. ^^

    =*

    • 19 novembro 2009 às 12:16 am

      Vá reunindo coragem porque logo solto a lista dos Melhores Filmes!😉

  17. 19 novembro 2009 às 11:38 am

    Hum… Acho que nesse vou poder opinar. ^^
    =*

  18. luan
    19 novembro 2009 às 11:38 pm

    só colocaria greys em segundo e glee se continuar desse jeito em terceiro hein!!! gostando demais dessa serie!!!

    • 20 novembro 2009 às 11:56 am

      Luan, adoro Grey´s e estou achando Glee irresistível, mas top 3 da década é demais pras modestas pretensões de ambas!

  19. 21 novembro 2009 às 3:30 am

    Para mim a melhor série da década é Friends, indiscutivelmente. Também gosto muito de Grey’s Anatomy e de House.

    • 21 novembro 2009 às 6:55 am

      Sofia, é que Friends teve a maior (e melhor) parte dos episódios nos anos 90. Grey’s eu adoro, mas acho irregular o bastante para ficar de fora da lista, e House é uma opção a se considerar!

  20. Dezza
    5 dezembro 2009 às 6:56 pm

    vcs esqueceram de prison break?

  21. Mario
    31 dezembro 2009 às 2:35 am

    Voce esta fazendo isso errado, o certo seria:

    1- 24 horas
    2- Prison Break
    3- Chuck
    4- Two and a Half Man
    5- Supernatural
    6- My Wife and Kids (eu a patroa e as crianças)
    7- The Mentalist
    8- Fringe
    9- House
    10- The Big Bang Theory

    • 31 dezembro 2009 às 7:20 am

      Dezza, só acompanhei a primeira temporada de Prison Break. A segunda foi muito criticada, e de fato só vi alguns episódios. Imagino que tenham se perdido, e que o plot não devia ser desdobrado em mais de uma temporada.

      Mario, escolhas bem… excêntricas, as suas!😉

  22. 25 julho 2010 às 1:38 pm

    GALERA CADA SUPERNATURAL NA LISTA ? QUE ISSU QUE LISTA RUIM EM. VOCÊS ESTÃO ESQUECENDO DE FRIENDs OU DE DIARO DE UM VAMPIRO. OU DE TRUE BLOOD. SEM DUVIDA ESSAS SERIES ENTRARIAM NE LISTA. E UMA QUE ENTRARIA SERIA HOUSE. APESAR DE EU NAO CURTI MUITO ESSA SERIE. MAIS UMA COISA QUE EU AFIRMO COM TODA A CERTEZA É QUE SUPERNATURAL EM PRIMEIRO LUGAR “!

  23. muriel
    5 março 2011 às 12:09 am

    cara ta erradissimo essa sua lista a minha seria a seguinte
    supernatural
    smallville
    fringe
    visitors V
    the walking dead
    caprica

  1. 7 dezembro 2009 às 4:34 am
  2. 23 dezembro 2009 às 3:53 am

Deixe uma resposta

