Início > Cinema > Jogos Mortais VI

Jogos Mortais VI

O primeiro “Jogos Mortais” custou o equivalente a uma passagem de ônibus, mas foi crescendo pelo boca-a-boca e se tornando um sucesso de bilheteria. Era uma questão de tempo até que a mesma equipe se reunisse para uma continuação – e como manda a regra, a sequência surgiu às pressas, mais espalhafatosa e menos coerente. Até o presente momento, foram feitos seis volumes da série, com planos de prosseguir com a brincadeira enquanto os produtores continuarem no lucro. O que não muda o fato de que o saldo de muitas dessas continuações seja um lixo.

00019867

Na primeira parte, dois homens que não se conheciam acordavam acorrentados num banheiro imundo, para se perceberem envolvidos no jogo de um serial killer – que não matava com as próprias mãos, mas colocava as vítimas sob extrema pressão psicológica e as fazia lutar pela sobrevivência com uma garra inimaginável. Tenso, lancinante e claustrofóbico, o filme tinha ideias interessantes e reviravoltas inesperadas. Já as partes posteriores se esqueceram do conceito central e se focaram apenas nas surpresas que a trama guardaria para o final, sem se importar se estas seriam convincentes ou não. Também apostaram em armadilhas mirabolantes para as próximas vítimas do assassino Jigsaw (que ganhou o rosto pontudo e macabro de Tobin Bell). O maior atrativo passou a ser o “gore” – o sangue e a violência, os membros dos personagens sendo decepados, e a dor alheia que parece dar tanto prazer ao público. A mim, esses artifícios só provocam caretas e asco. É fácil apontar, portanto, a irregularidade dos capítulos dois e quatro, ou o fiasco absoluto das partes três e cinco. Mas insisto nos filmes, vendo alguns nos cinemas e outros em DVD, porque sempre acabo caindo nos truques dos sádicos roteiristas (elementos dos capítulos anteriores sempre são resgatados com novo sentido nas sequências).

O sexto “Jogos Mortais”, em cartaz desde Sexta-feira nos cinemas brasileiros, fica num meio-termo. É trash e forçado, mas esquemático e bem bolado, com as reviravoltas mais críveis desde a primeira parte. Jigsaw, morto no final do terceiro, continua aparecendo em flashbacks e deixando seguidores (o policial Hoffman, que no quinto filme incriminou o Luke de “Gilmore Girls” pelos seus atos). O torturado da vez é o agente de uma companhia de planos de saúde que negou cobertura ao Jigsaw quando este tinha câncer. Fazem-no passar por seis provas mortais, para extrair uma lição de cada uma delas. Com a mesma montagem pobre e frenética dos capítulos passados, foi dirigido justamente por um montador, o desconhecido Kevin Greutert. Se esse é seu baile, vá lá. Carnificina é o que não vai faltar!

.:. Jogos Mortais VI (Saw VI, 2009, dirigido por Kevin Greutert). Cotação: C-

Categorias:Cinema
  1. 11 novembro 2009 às 11:48 am

    Geralmente eu gosto de carnificina (rsrs), mas não sei porque não simpatizo com Jogos Mortais. Só assisti o começo de um (que eu não sei qual era) mas não teve paciencia pra continuar e sai da sala.
    =*

  2. 11 novembro 2009 às 1:58 pm

    Eu vi até o 5º, o primeiro é melhor, o segundo é fraco, o terceiro é um lixo e o quarto fez um esforço pra ser bom, o 5º eu quase dormi na sala do cinema. É um filme totalmente desnecessário.

  3. 11 novembro 2009 às 4:37 pm

    As cenas de torturas dos filmes anteriores são tantas, que depois de um tempo, é quase um trash, só que mais bem feito. Me disseram que esse 6º é o melhor desde o primeiro, porém ainda não vi. Mas com tantos comentários positivos acho que vou me aventurar pelo sádico.

    • 11 novembro 2009 às 5:13 pm

      Jecik, eu só gosto de carnificina em trashs cômicos como a trilogia Evil Dead. Me incomodo quando reforçam a dor, como faz a saga Jogos Mortais. O primeiro é onde isso fica menos evidente e, portanto, meu favorito!

      Mark, concordo plenamente!

      Luis, ainda prefiro o segundo a esse sexto, que está equiparado ao quarto e acima dos terceiro e quinto!

  4. 11 novembro 2009 às 9:01 pm

    acho podre.
    mas sou masoquista. vou assistir até o fim. Jogos Mortais MMXCIII e eu lá, felizona perdendo meu tempo.

  5. 11 novembro 2009 às 10:24 pm

    Louis, não tenho mais paciência para essa série cinematográfica. A parte III foi um basta pra mim. Beijo!

  6. 11 novembro 2009 às 10:27 pm

    Total exenção de saco! Detestavel! Gosto do primeiro até certo ponto, o resto é xucrutis!

    • 12 novembro 2009 às 12:14 am

      Quéroul, pior que eu me vejo fazendo o mesmo! rsrsrs…

      Ka, não posso dizer que não te entendo! Beijo.

      Cleber, adorei o primeiro quando vi, e o segundo, pela época, me pareceu bacaninha. Não sei se sobreviverão a uma revisitada, no entanto.

  7. 12 novembro 2009 às 6:04 am

    Olha, gostei do primeiro, achei o dois irregular, o terceiro razoável e os dois seguintes muito ruins. Só de olhar para a cara do Tobin Bell no seu post já fiquei cansado. Passou da hora de acabar, né?

    • 13 novembro 2009 às 12:06 am

      Wally, a série já está fazendo hora-extra, mas tem quem curta! Eu me irrito com alguns e fico seriamente ofendido com outros, mas não adianta: continuo acompanhando rsrsrs…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

