Início > Cinema > Filmes da Mostra #22: Sedução

Filmes da Mostra #22: Sedução

an_education_nick_hornby

“Sedução” é o péssimo título nacional de “An Education”, uma produção inglesa super caprichada que tem sido considerada para a próxima temporada de premiações. Grande parte da boa reputação do filme advém do virtuosismo de sua protagonista, uma certa Carey Mulligan, de quem eu não tinha lembrança, apesar dela ter participado de “Orgulho e Preconceito” (do Joe Wright, como uma das irmãs da Keira Knightley). Tida como uma candidata garantida ao Oscar de Melhor Atriz, Mulligan está irresistível e perfeitamente convincente como uma adolescente (passa por dezesseis anos, mesmo tendo vinte e quatro). Acho difícil aparecer uma concorrente superior: das outras indicadas prováveis, vi – também na Mostra – Abbie Cornish (boa, mas esquecível, em “Brilho de Uma Paixão”) e Meryl Streep (divertidíssima em “Julie & Julia”, mas também inferior à Carey). Apontam ainda Alfred Molina, no papel do pai conservador, como certo entre os indicados a Ator Coadjuvante, o roteiro de Nick Hornby (autor do livro que inspirou “Um Grande Garoto”) como barbada na categoria de adaptações, e o próprio filme como forte candidato à categoria máxima do Oscar. E vou dizer: não vai ser mais que merecido.

“An Education” (me recuso a chamar de “Sedução”) é mesmo excelente. É a história muito sincera de uma moça estudiosa (Mulligan) que perde o rumo quando conhece um homem mais velho, charmoso e galanteador (Peter Sarsgaard). Ela relaxa no colégio, para contragosto da professora interpretada por Olivia Williams (ou da diretora feita por Emma Thompson, em nada mais que uma ponta), passa a frequentar lugares de gente grande, conhece os amigos do cara (Dominic Cooper e Rosamund Pike), e fica dividida entre um futuro naquele meio que a ludibria e a possibilidade de estudar em Oxford. As soluções são até previsíveis, mas os dilemas da garota são palpáveis e atuais, apesar de serem ambientados no início dos anos 60. Ou seja, todo mundo vai se identificar com algum ponto, e se apaixonar pela personagem, independente de concordar com as atitudes dela ou não. Um belo trabalho da diretora Lone Scherfig, com figurinos, cenografia e fotografia nos trinques. Sem data de estreia definida.

.:. Sedução (An Education, 2009, dirigido por Lone Scherfig). Cotação: A+

Categorias:Cinema
  1. 6 novembro 2009 às 2:05 am

    Este eu vi no primeiro dia, e gostei absurdos … Espero ve-lô no oscar!

  2. 6 novembro 2009 às 2:15 am

    sem dúvidas que é um filme muito aguardado por mim, e que deve mesmo ser um dos favoritos em várias categorias do Oscar. E por ser um gênero que eu adoro, acho que ficará ainda mais fácil eu me apaixonar por esse filme.

    • 6 novembro 2009 às 4:07 am

      Cleber, eu também!

      Luis, o filme é mesmo irresistível. Acho muito difícil, quase impossível, Mulligan perder o Oscar de Melhor Atriz. Se Meryl ganhar acima dela não vai ser por merecimento, e sim por prestígio acumulado.

  3. 6 novembro 2009 às 2:32 pm

    Pq sempre que os filmes são timos, demoram a entrar em cartaz no Brasil? ¬¬
    ^^
    Esperar, meu verbo pra essa Mostra.
    =*

  4. 6 novembro 2009 às 2:45 pm

    Peter Sarsgaard é amor puro!
    eu quero ver esse também… sem data, hein? maravilha. quem sabe até lá eu readquira uma carteirinha que me dê meia entrada. tá dura a vida do proletário cinematográfico!

    • 6 novembro 2009 às 3:22 pm

      Jecik, mas esse mesmo que demore é garantia que estreia um dia. Ainda mais se minhas esperanças para a próxima temporada de premiações se concretizarem! 😉 Beijo.

      Quéroul, tb acho ele ótimo! E meia entrada é o que há!!! o/

  5. 6 novembro 2009 às 8:56 pm

    Ok, agora sim estou morrendo de inveja de vc… gente, “An education” é simplesmente O filme que mais aguardo pra ver… ele e “Precious”…. sério, se eu não ver estes 2 filmes logo, vou morrer de morte morrida…

    • 7 novembro 2009 às 8:48 am

      Régis, lamento por isso huahuahua… Tem razão de esperar por este filme. É demais! Mas não compartilho de seu entusiasmo antecipado por Precious! =/

  6. 7 novembro 2009 às 3:31 pm

    Por que Louis? Eu quase chorei com o trailer do “Precious”… acho que vai ser aqueles filmes que a gente se apaixona pro resto da vida, tipo um “Moulin Rouge” (no meu caso)…

    Embora, as vezes trailers são bem traiçoeiros né… com “Dreamgirls” por exemplo, minha paixão pelo trailer era quase a mesma, eu revia todo dia, esperando por O filme… e depois veio aquela merda atômica que veio, aquela gritaria desenfreada e sem sentido.

  7. 8 novembro 2009 às 1:03 am

    TÔ DOIDA PARA VER ESSE FILME! Beijo!

    • 8 novembro 2009 às 1:20 am

      Régis, a história da Precious em si não me agrada. Só se a execução for muuuito boa para me atrair. Quanto a Dreamgirls, tinha um pé atrás desde o começo, e no final das contas tinha razão em desconfiar. Um cocô! rsrs…

      Ka, também era um dos mais esperados por mim! E a expectativa não atrapalhou em nada. É ÓTIMO!!! Beijo.

  8. Ricardo Melo
    15 dezembro 2009 às 12:37 pm

    A Carey Mulligan tem crescido ultimamente. Foi uma das irmãs da Keira Knightley em “Orgulho e Preconceito”, fez um episódio bastante premiado do seriado britânico DOUTOR WHO ( Blink) e recentemente está na produção Wall Street 2, dirigido pelo Oliver Stone, como filha do Michael Douglas e namorada do ator do momento, Shia LaBeouf. Alias, os dois jovens atores deram tão bem, que estão namorando de verdade.

    • 15 dezembro 2009 às 4:08 pm

      Ricardo, dá gosto de ver uma menina talentosa como ela se dando bem e fazendo boas escolhas! Certamente é uma promessa maior que o namoradinho Shia! 🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

