Início > Cinema > Filmes da Mostra #20: Alga Doce

Filmes da Mostra #20: Alga Doce

“Alga Doce” é o mais novo filme de Andrzej Wajda, o veterano cineasta polonês premiado com um Oscar honorário em 2000. Wajda é respeitado no mundo todo, mas não especialmente famoso no Brasil. Tanto que só no primeiro semestre deste ano fomos receber “Katyn”, lançado lá fora em 2007 e indicado ao Oscar de Produção Estrangeira na respectiva temporada. No mesmo esquema, é bem provável que “Alga Doce” jamais seja visto fora de festivais – mas a quem for dada a chance, vale conhecer.

fo_tatarak_wajda2__w350

Não chega a ser arrasador como “Katyn”, mas é centrado, redondo e bem finalizado. Sai ganhando só pelo fato de contar com a presença de uma atriz formidável e também veterana, Krystyna Janda, em quem Wajda confia cegamente para intrigar o espectador. Ao longo da projeção, ela declama monólogos longos e bem escritos, que conseguem – quase sempre – escapar da chatice. Interpreta uma atriz em depressão que relembra os últimos anos na companhia do parceiro, abatido por um tumor no pulmão. Há ainda uma leitura metalinguística: a protagonista está participando de um filme – dirigido pelo próprio Wajda -, mas não fica claro, de imediato, o que é ficção e o que é vida real (só os espectadores treinados vão notar uma certa artificialidade nas cenas do filme dentro do filme). Nada que chegue a dar um nó na cuca como “Sinédoque, Nova York”, mas complexo o suficiente para interessar. E mais um trabalho competente – ainda que difícil de apreciar – é acrescentado à carreira do diretor!

.:. Alga Doce (Tatarak, 2009, dirigido por Andrzej Wajda). Cotação: B+

Categorias:Cinema
  1. 4 novembro 2009 às 1:39 am

    É quando eu vejo coisas assim que me vem o pensamento: “eu realmente tenho que sair daqui”. ¬¬

    =*

  2. 4 novembro 2009 às 1:40 am

    Quantos filmes ainda faltam? Eu quero seu blog de volta, hahaha.

    • 4 novembro 2009 às 1:54 am

      Jecik, já considerou morar em São Paulo num futuro próximo? huahuahua… Beijo.

      Mark, mais três que eu pretendo ver até o término da Mostra nesta Quinta – e logo o blog volta a sua programação normal hahaha!

  3. Pam
    4 novembro 2009 às 4:32 am

    Awesome, perdi um filme de Wajda!!! =( Eu não me dou bem com essa palhaçada metereológica de Sampa, especialmente no final do ano: inundação ou insolação. Estou em casa e não vi nenhum filme da Mostra.
    Obrigada pelos super reviews, Louis! Estou curiosa por vários dos filmes, mas especialmente “Julie & Julia”, “O Menino Errado” e “A Fita Branca”.
    Hum, Woodstock também! 🙂

  4. 4 novembro 2009 às 11:43 am

    Ah entendi, hahaha.

  5. 4 novembro 2009 às 5:42 pm

    Já sim. Espero que seja num futuro bem próximo (embora eu vá ficar com pena de sair daqui).

    =*

    • 4 novembro 2009 às 6:02 pm

      Pam, e eu que tinha esperanças de te encontrar por lá!!! 😦 Mas esse tempo tá realmente HORRÍVEL!!!! Preciso de uma piscina pra me jogar urgente.

      Mark, mas continue dando as caras por aqui, hein? 😉

      Jecik, tenha ctz que será mt bem recebida!!!

  6. 4 novembro 2009 às 11:02 pm

    Olha, Louis, você escreveu o nome do diretor bem direitinho aqui! 🙂 Brincadeiras à parte, parece ser um filme interessante. Espero ter a chance de conferí-lo. Beijo!

  7. 5 novembro 2009 às 12:55 am

    Então, não tem nada a ver com esse filme que eu nem tive a oportunidade ver, mas parece ser bom, pois eu adorei Katyn, mas… você já viu “Dente Canino”??? Meu Deus, que coisa genial!!!

    • 5 novembro 2009 às 1:04 am

      Ka, pesquisei direitinho no IMDb pra não cometer nenhuma heresia!!! 🙂 O filme é bem bacana sim. Se tiver a chance de ver, não deixe passar!

      L. Vinícius, também gostei muito de Katyn, mas não vi Dente Canino. Conheço, no entanto, sua boa reputação! o/

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

