Início > Cinema > Filmes da Mostra #3: 500 Dias Com Ela

Filmes da Mostra #3: 500 Dias Com Ela

summer

“500 Dias Com Ela” é um forte candidato a filme mais fofo do ano. O diretor Marc Webb reúne um casal de atores carismáticos como Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel para contar a história de um relacionamento qualquer, desde o início até o ponto final definitivo. O que torna tudo tão especial é a completa normalidade do caso. É uma situação trivial, daquelas que todo mundo já vivenciou: o começo do namoro às mil maravilhas, a relutância de uma das partes em assumir compromisso, o amor que se manifesta em um com maior intensidade que no outro, e a fossa aparentemente incurável provocada pelo rompimento. O que faz a diferença é o roteiro da dupla Scott Neustadter e Michael H. Weber, inspiradíssimo nos diálogos que cria e muito coerente em sua estrutura narrativa (a montagem é não-linear, com uma vinheta anunciando o avanço ou retrocesso dos dias, até totalizar os quinhentos que o título anuncia). Bacanas também são as citações à “A Primeira Noite de Um Homem”, mencionado no início como um dos filmes que incentivou a visão equivocada do rapaz sobre o amor (mais adiante os protagonistas o assistem num cinema, e a cena final, com Dustin Hoffman e Katharine Ross no ônibus, é intercalada à uma certa decisão da moça). O mais importante, no entanto, é que todos os personagens são tratados com dignidade. Experimentam dores e alegrias, agem com imaturidade, frustram-se e se machucam – mas é através dessas mágoas, defeitos e imperfeições que a humanidade de cada um se manifesta. O resultado é meigo e “endearing”, apesar do ritmo desigual (começa com várias piadas por minuto e vai gradualmente se acalmando e fincando o pé no romance). Mas a impressão mais forte quem causou foi a trilha sonora. É daquelas irresistíveis, com uma compilação de escolhas acertadas. Era uma canção que me ganhava atrás da outra – tanto que estou doido pelo CD. Quem quiser fazer um blogueiro feliz, fique à vontade para me dar de presente. Afinal, meu aniversário está logo aí!

.:. 500 Dias Com Ela (500 Days of Summer, 2009, dirigido por Marc Webb). Cotação: B+

Categorias:Cinema
  1. 25 outubro 2009 às 7:35 am

    Inveja pura… to loko pra ver este filme… eu me apaixonei desde que vi o trailer… a parte como eles se conhecem, ela cantando a música no elevador… gamei… preciso ver logo… sem contar que tem a Deschanel, atriz mais cute ever…

    • 25 outubro 2009 às 3:30 pm

      Régis, ela é absurdamente fofa né? Andou fazendo umas coisas ruins, mas nesse aqui esbanja o carisma que a tornou conhecida. Veja assim que puder (já tem estreia marcada pra Novembro)!

  2. 26 outubro 2009 às 1:40 am

    nossa, eu estava muito ansioso por esse filme, já tinha escutado a trilha sonora muito bem feita, e acho Zooey uma simpatia em pessoa. tomara que chege logo por aqui.

    • 26 outubro 2009 às 3:58 am

      Luis, a trilha já roda disparada no meu iTunes, e o filme é tão fofo quanto! 😉

  3. Adriano
    26 outubro 2009 às 12:50 pm

    Estou doido pra ver o filme desde que assisti ao trailer também. Mas sou suspeito, adoro o Joseph Gordon-Levitt.

  4. 26 outubro 2009 às 5:52 pm

    Esse já tava na lista quando li a sinopse no site do cine. ^^

    =*

  5. lelacastello
    2 novembro 2009 às 1:58 am

    Como sempre, você tirou as palavras da minha boca. Tava louca pra comentar desse filme no meu blog, agora vou só colocar um link pra sua crítica, excelente !
    p.s. – AMEI esse filme. Vc sabe haha

    • 2 novembro 2009 às 4:05 am

      Adriano, o considero um ótimo ator!

      Jecik, faz muito bem!

      Rafa, mas que honra!!!! hauahuahuahua… Sei bem o quanto vc amou o filme. Não fiquei assim apaixonado, mas é certamente fofo toda vida!

  6. henriquezrx
    18 novembro 2009 às 7:38 pm

    Vi o filme anteontem, é um excelente trabalho. Ele trata o assunto “amor” de uma forma em que a maioria dos filmes não faz, apenas mostrando a realidade.

    • 19 novembro 2009 às 12:12 am

      Henrique, essa proximidade de uma situação real é, na minha opinião, o grande trunfo de 500 Dias Com Ela! 😉

  7. 14 dezembro 2009 às 12:34 am

    ACABEI DE ASSISTIR! rsrs
    Adorei. Pelo visto vai ser um daqueles filmes que eu revejo varias vezes qnd não tenho o que fazer. ^^
    =*

  1. 6 dezembro 2009 às 4:56 pm

Deixe um comentário

