Início > Diversos > Só o que nos faltava

Só o que nos faltava

logo_rio_2016

Sou cético. Tenho uma porção de dúvidas quanto ao Brasil ser capaz de sediar as Olimpíadas de 2016. Sim, o Rio tem paisagens exuberantes, e pode ser que o BOPE mantenha os marginais na coleira durante o evento. Pode ser também que todo o investimento do governo (que não será pouco) tenha retorno. Sendo ainda mais otimista, é capaz que o desvio de verbas nem role solto, caso estejam todos cientes da magnitude da empreitada e de toda a responsabilidade que o Brasil tem nos ombros. Mas mesmo na melhor das hipóteses, será que vão fazer bonito na festa? Será a cerimônia de abertura vai se comparar ao fantástico espetáculo circense que vimos a China oferecer no ano passado? Será que o público vai ter a educação que não teve no Pan? Que não irá vaiar as delegações estrangeiras ou os atletas de fora? Que o Presidente da vez (Serra ou Dilma?) conseguirá dar um “oi” sem ser interrompido? Pois é.

Até lá tem sete anos para planejamentos – nos quais, apesar de minha descrença, vou torcer imensamente para que tudo dê certo (sem hipocrisia). Não tenho dedos suficientes para enumerar os motivos que o Brasil me dá para sentir desgosto, mas preciso parabenizar o país e a cidade do Rio pela excelente campanha. Foi por terem defendido bravamente a candidatura – e, é claro, por terem proposto um projeto sério e impressionante – que saíram da Dinamarca vitoriosos acima das concorrentes Chicago, Tóquio e Madrid (eliminadas nessa ordem). Ajudou também o discurso muito bem preparado do Lula (falem o que quiser, mas o cara tem carisma!). Nem Obama, numa aparição rápida e pouco inspirada para tentar levar os Jogos ao seu país, conseguiu falar tão bonito. E os vídeos promocionais, que tiveram a mão do Fernando Meirelles (justo ele, que deve ter espantado muito turista do Rio com o retrato do lado menos glorioso do lugar em “Cidade de Deus”), deram de dez nos adversários. Aí está a utópica simulação da chegada dos atletas:

E aí? Alguém bota fé?

Categorias:Diversos
  1. 4 outubro 2009 às 12:45 am

    Eu estou positivo quanto a essa notícia. Com certeza vai aumentar ainda mais o turismo no Rio do Janeiro e em 7 anos acontecerá muita coisa. Esperemos que o Brasil esteja um pais de primeiro mundo daqui para lá.

  2. 4 outubro 2009 às 12:46 am

    Ah e tem um selo Blog Dourado para você no meu blog.

    • 4 outubro 2009 às 6:02 am

      Ibertson, não sei quanto a ser um país de primeiro mundo, mas já que as Olimpíadas vem mesmo para cá só podemos torcer para que dê tudo certo. E muito obrigado pelo Selo! Aceito em breve, num post especial! 🙂

  3. 4 outubro 2009 às 8:45 pm

    Eu tenho lá minhas dúvidas e não sou muito otimista. Mas, mesmo assim, sou dona de um patriotismo irracional que me faz dizer: Que venha 2016!
    Daqui pra lá, veremos o que acontece.
    ^^

    • 5 outubro 2009 às 2:00 am

      Jecik, quem me dera ter esse patriotismo! Tento ao menos reconhecer os acertos do país, e fazer com que sejam mais relevantes que os erros! 😉

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

