Início > TV > As aventuras atrasadas de Christine

As aventuras atrasadas de Christine

O que me levou a assistir “The New Adventures of Old Christine” foi, é claro, sua protagonista Julia Louis-Dreyfus – excelente comediante que todo mundo respeita por motivos óbvios. Se você chegou agora a este planeta, explico melhor: ela era a única integrante feminina do elenco de “Seinfeld”, aquela sitcom que todo mundo adora (menos eu) e que chegou a ser eleita a melhor série de todos os tempos pelo TV Guide. Ela ganhou um Emmy de coadjuvante pelo papel, mas quebrou muito a cara depois do término do programa, assim como os colegas de elenco (com exceção de Seinfeld em pessoa, que mais preocupado em contar seus milhões, passou os anos seguintes no ócio). Aliás, já que estamos nesse assunto, uma informação que vai fazer o dia dos fãs: os quatro atores vão se reunir em breve em “Curb Your Enthusiasm” (ou “Segura a Onda”, da HBO, onde eu também não vejo graça nenhuma). Isso porque a série é criada e protagonizada pelo Larry David, um dos produtores de “Seinfeld”.

Old

Voltando: Julia custou a acertar, mas eis que surge “The New Adventures of Old Christine”. Outra sitcom tradicional, com cenários fixos, câmera estática e claque (ou seja, plateia rindo das piadas). Longe de ser um estouro como “Seinfeld” (a audiência é displicente e é por pura sorte que o programa passou nas “peneiras” e continuou no ar até hoje), “Old Christine” também não é unanimidade entre a crítica especializada. Analisando friamente, é mesmo bastante irregular. O plot é simples e sem requintes: uma divorciada, Christine (Julia), mora em Los Angeles com o filho pequeno (Trevor Gagnon) e o irmão desocupado (Hamish Linklater); entrementes, toca uma academia para mulheres com uma amiga (outra craque em comédia, Wanda Sykes). Ela mantém uma boa relação com o ex-marido (Clark Gregg) – tão boa que só poderia mesmo existir na ficção. Mas não aceita muito bem quando ele começa a sair com uma mulher mais nova que também se chama Christine – o que acaba tornando-a Velha Christine! Tem ainda outras duas personagens, socialites cujas filhas estudam na escola do garotinho.

É uma série de altos e baixos, enfim. Alguns episódios são cheios de boas sacadas e tem um grande número de piadas inspiradas por minuto; outros te deixam impassível, sem esboçar um único sorriso e fazendo mau uso de situações que roteiristas mais criativos transformariam em risíveis. A prova disso é que, no meu sistema de avaliação, o conjunto de episódios acabou com notas destoantes (de C- à máxima A+). Só uma coisa é certa: Julia Louis-Dreyfus arrasa, independente do texto com que está trabalhando. Ela chegou a ganhar o Emmy de Melhor Atriz pela primeira temporada da série (na época reclamei muito, porque torcia por Lisa Kudrow em “The Comeback” ou então por Jane Kaczmarek de “Malcolm in the Middle”). Mas não dá para negar que Julia seja igualmente merecedora. Em sitcom, onde os porvires pendem para o exagero e a caricatura, ela resiste, não faz caretas demais, e dá a Christine trejeitos dela própria que humanizam a personagem. O resultado é uma composição simpática (“endearing”, como diriam os americanos), cheia de adornos e muito gostosa de assistir.

Ou seja, ela vale a assistida, e é pelo seu carisma que os poucos milhões que acompanham “Old Christine” devem ligar a TV. Tinha deixado a série de lado (vi a primeira metade da quarta temporada em 2008 e esqueci de retomar depois das férias de verão) e aproveitei uma tarde livre para colocar tudo em dia. Aos predictors de plantão, o episódio que Julia submeteu para o Emmy deste ano, onde está novamente indicada, foi exibido no ano passado – mas creio que seu melhor momento foi mais recente, em “Honey, I Ran Over the Kid”! Dê uma conferida.

Anúncios
Categorias:TV
  1. 3 agosto 2009 às 3:39 pm

    Não Louis, não é apenas você. Casa comigo? Deus, como eu procurava por alguém que achasse “Seinfeld” tão insuportável quanto eu acho.

    • 3 agosto 2009 às 3:51 pm

      HUAHUAHUAHUA Régis! Vamos preparar o casório!

      Finalmente encontrei alguém que tb detesta Seinfeld. E olha que já dei várias chances à série. Superestimado é pouco!

  2. Kau Oliveira
    3 agosto 2009 às 5:20 pm

    Eu não adoro Seinfeld, mas tb não morro de amores… É boa, mas posso citar umas 20 melhores. Old Christine é uma delas. Acho batidinha, mas sempre muito hilária e gostosa de assistir. E, pra mim, Julia é sensacional na série!! Minha segunda opção no Emmy!!

    Flws.

  3. Kau Oliveira
    3 agosto 2009 às 5:20 pm

    Ops, errei o trocadilho.

    EU NÃO ODEIO SEINFELD, MAS TB NÃO MORRO DE AMORES…

  4. 3 agosto 2009 às 11:02 pm

    Eu acho “Seinfeld” insuportável também! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrrsrrsrsrsrs

    Quanto à “The New Adventures of Old Christine”: é uma série que não tem absolutamente nada de especial, é um tanto bobinha, alterna mesmo os altos e baixos, mas me conquistou totalmente. Adoro, rio à toa e amo a interação do elenco, especialmente da dupla Julia Louis-Dreyfus e Wanda Sykes.

    Beijos!

    • 4 agosto 2009 às 12:10 am

      Kau, tinha dado pra entender rsrs… Julia é minha terceira opção para o Emmy desse ano, atrás de Toni Collette e Tina Fey. Não deve ganhar, mas se acontecer não vou ficar de marra dessa vez!

      Ka, mais uma para o clube!!! 🙂 Concordo com a sua impressão e meus momentos favoritos de Old Christine também são entre Julia e Wanda Sykes (que aliás é incrivelmente subestimada). Beijo!

  5. Alex Pizziolo
    6 agosto 2009 às 1:54 am

    Adoro Old Christine, é uma das minhas comédias favoritas! Concordo que é bem irregular, com episódios que vão do hilário ao totalmente chato, mas a série me conquistou. Julia dá um show e o resto do elenco não fica atrás também não, todos se destacam.

    E eu já vi alguns episódios de Seinfeld e não achei a mínima graça, rs.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: