Início > Cinema > A comédia romântica da temporada

A comédia romântica da temporada

Antes de mais nada, uma confirmação: “Harry Potter” no IMAX, com os primeiros minutos em 3D, estrapola os limites do espetacular. Mas antes que você fique deprimido por perder essa experiência, vamos falar sobre um filme acessível a todo mundo… E exclusivo em 2D!

As pessoas avisaram, as pessoas estavam certas: “A Proposta” é a melhor comédia romântica da temporada e o melhor filme recente de Sandra Bullock. Ela sempre foi uma boa atriz, mas teve o azar de fidelizar uma grande base de fãs. Acabou ficando presa a um nicho muito pequeno e sempre que se arriscou em alguma coisa diferente quebrou a cara (assim como Jim Carrey e Adam Sandler, que provaram competência no drama, mas que sabem que prestígio não enche a barriga de ninguém e, portanto, voltaram para os mesmos truques).

the-proposal

Nessa nova empreitada, Sandra divide a cena com outro ator ótimo, o também experiente em comédia Ryan Reynolds. Ela interpreta uma editora literária de coração gelado e Reynolds, seu empregado esforçado e dedicado. O problema é que ela é canadense e ocupada demais para regularizar sua situação nos Estados Unidos. Quando se vê prestes a ser deportada, surge com o plano de se casar com o assistente para manter o emprego conceituado e a vida que construiu para si. Ele a abomina, mas concorda em troca de uma promoção e da publicação de um romance que escreveu. A fim de se conhecerem melhor para a entrevista com o fiscal do governo, os dois voam até o Alasca para o final de semana – a família do rapaz mora lá e a avó (Betty White, de “As Supergatas”) está fazendo aniversário.

Daí em diante o filme assume ares de sitcom, com uma sucessão de episódios isolados, alguns bons e outros nem tanto (é dispensável, por exemplo, a sequência da velhinha fazendo um ritual místico na floresta). Obviamente é tudo muito previsível e só pelo trailer se adivinha o desfecho. Mas as soluções convencionais não incomodam diante da afiada dupla de protagonistas, dos coadjuvantes de luxo (tem também Craig T. Nelson e Maureen Steenburgen como os pais), das belíssimas locações e até da boa escolha de canções. A diretora Anne Fletcher começou como coreógrafa, mas não hesita atrás das câmeras (seu primeiro filme foi, de acordo com suas habilidades, “Ela Dança, Eu Danço”, e o anterior, “Vestida Para Casar”, com Katherine Heigl, já era bacana). Logo de cara ela demonstra que tem olho clínico pra cinema (na cena em questão, a câmera passeia pela floresta, que acaba se revelando uma gravação exibida na TV diante da qual Bullock pedala uma bicicleta estática – uma sacada bem executada, enfim); e não deixa mais a peteca cair. Ryan e Sandra, muito fotogênicos, ainda se arriscam em cenas de nudez parcial (mas não se anime porque só dá pra ver o bumbum). Aliás, para quem já está com quarenta e cinco anos, Sandrinha (não o site) está com tudo em cima!

.:. A Proposta (The Proposal, 2009, dirigido por Anne Fletcher). Cotação: B+

Anúncios
Categorias:Cinema
  1. 29 julho 2009 às 7:30 am

    A cada dia que passa, acredito cada vez mais que hollywood não tem o que inventar.

    • 29 julho 2009 às 10:36 am

      Cleber, mas sabe que, em casos como este A Proposta, a previsibilidade chega a ser um charme extra?

  2. 29 julho 2009 às 6:21 pm

    sobre seus posts anteriores xD:
    Você não sabe como dói uma mordida no pau até a sua prostituta resolver espirrar durante o emprego. <- AHUHUAAHUHAUHUAAHUHAUHAUHUA

    O teaser da sequência “Lua Nova” foi exibido antes de “Harry Potter” e levou as garotas da sala onde eu estava ao delírio (mais ou menos como as gordinhas que surtaram assistindo-o, vídeo que você já viu aqui no blog). <- isso aconteceu comigo tb qd vi HP xDDD

    E a Era do Gelo 3 foi oq eu ri mais xDDD e vc fez um post sobre o Simplesmente Amor E me citou! que coisa linda

    ps. ve meu blog, eu fiz só pra guardar uns quotes idiotas mas falei de harry potter lá xD

  3. 29 julho 2009 às 6:27 pm

    dãr consegui a proeza d por o link do blog errado ahuauahahua xD

  4. 30 julho 2009 às 12:23 am

    Eu concordo contigo que o filme é ótimo, muito em parte por causa da Sandra Bullock e do Ryan Reynolds, mas “A Proposta” me irritou em certos pontos. Ainda prefiro “Ele Não Está Tão a Fim de Você”, que, para mim, continua a ser a melhor comédia romântica do ano.

    Beijo!

  5. Caroline®
    30 julho 2009 às 1:03 am

    Vou ver amanhã. Confesso que a ideia inicial era ver o Ryan Reynolds sem camisa (Oh my gosh). Se o filme for bom também, vou ficar muito feliz!

    • 30 julho 2009 às 2:54 am

      Déia!!!! XDDDDDDDD
      Tá atrasadinha hein? Esse post tem dias huahuahuahua… Saiba que não é todo mundo que aprecia meu senso de humor como você – thank’s for that! Fiz o post de Simplesmente Amor especialmente pra você e só viu hoje, judiação! E A Era do Gelo 3, apesar do roteiro discutível, é HILÁRIO! Ri horrores com o Sid e com a doninha nova, Buck. Quanto ao seu blog, já passei por lá!!
      Beijocas.

      Ka, o filme só chegou a me irritar mesmo na sequência do ritual na floresta (e um pouquinho no bar de striptease); mas ainda gosto muito mais deste do que de “Ele Não Está Tão a Fim de Você”, que para mim, foi prejudicado pelo excesso de histórias e pela estrutura episódica! Beijão.

      Caroline, acho que você não vai ter muitos motivos para reclamar do filme. Já o Ryan Reynolds mostra muito mais em outros filmes como “Os Donos da Festa” e principalmente O Descomprometido (Buying the Cow)! 😉

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: