Início > Top 10, TV > Os melhores ganchos da TV

Os melhores ganchos da TV

O season finale de “Grey’s Anatomy” que gerou um número de visitas recorde ao blog e colocou o Letters from Louis no top 100 do WordPress (clap, clap, clap) me inspirou a fazer essa lista enumerando os finais de temporada mais chocantes que eu já vi. Nota: considerei apenas o final das temporadas intermediárias, e não os últimos episódios definitivos. Procurei dar preferência para aqueles que deixaram um cliffhanger, um gancho – aquelas situações inacabadas que deixam os fãs roendo as unhas e matutando durante meses à espera da resolução.

E o top 10 com os Melhores Ganchos da TV, de acordo com o Letters from Louis – em ordem decrescente – é o seguinte:

10. House – Terceira Temporada

house

Foi difícil escolher entre este e o final da quarta, com aquela sequência sensacional da morte da Amber, Wilson desesperado, House passeando pelo subconsciente etc. Mas acabei optando pelo último episódio do ano anterior, por propor mudanças drásticas na estrutura da série: os três internos do House – Cameron, Chase e Foreman, personagens de extrema importância – se demitem sem planos de retornar. Ok, eles retornam mais adiante (Cameron e Chase como médicos do hospital, sem trabalhar diretamente para o House), mas ficamos durante meses com medo de perder a companhia dos nossos amigos queridos.

 

9. Veronica Mars – Primeira Temporada

VMars2

Não foi assim um gancho de cair o queixo, mas depois de ver Veronica quase sendo queimada viva pelo assassino de sua melhor amiga Lily Kane, foi tão legal aquele finalzinho com cara de série teen! Para lembrar que, sim, Veronica é uma detetive brilhante, mas também é uma adolescente com conflitos típicos da idade. E que ela estava dividida entre dois garotos, Duncan e Logan. Quando tocam a campainha e ela abre a porta e diz: “Eu sabia que era você”, sem que a gente saiba, no entanto, quem foi procurá-la, eles nos lembram da perfeita combinação de gêneros que faz “Veronica Mars” e reforçam nosso amor por essa série que, infelizmente, foi menos vista do que merecia ser.

 

8. Friends – Quarta Temporada

friends

Casamento de Ross e Emily, a inglesa chatola; os dois trocam as juras no altar e Ross diz o nome errado! “Eu, Ross, aceito você, Rachel…” e a platéia faz um “Ohhhh!” de assombro. Por essa ninguém esperava. E só meses depois para descobrir se o casamento prosseguiria ou não (prosseguiu, mas acabou em divórcio cinco episódios depois – ou seja, deu na mesma)!

 

7. Desperate Housewives – Terceira Temporada

housewives1

Não é segredo pra ninguém que ando descontente com o programa, e que já na terceira temporada a série testava a paciência dos espectadores (aliás, só a primeira não teve grandes tropeços, o resto…); mas esse gancho foi de gelar o coração, vamos combinar. Lembra? Edie deixava uma carta de despedida, enrolava um lenço de seda no pescoço, subia na cadeira e só o que a gente via depois disso eram os pés dela balançando. Suicídio por enforcamento, oh Deus! No final das contas não era nada disso – era só um plano da bitch para chamar a atenção do Carlos (a narradora Mary-Alice, super melodramática, ajudou a causar o efeito). Mas até a estréia da quarta temporada, fiquei intrigado e incerto do destino da personagem. Gancho bom é isso aí!

 

6. Prison Break – Primeira Temporada

pbreak

“A” fuga da prisão em Prison Break fez o coraçãozinho desse blogueiro bater mais rápido. Era uma época feliz, em que a série não dava sinais de cansaço e eu acompanhava religiosamente cada episódio. Depois perdi o ânimo e abandonei – mas se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!

 

5. Nip/Tuck – Segunda Temporada

carver

Esqueça que o episódio revelou que a Ava, a namorada muito mais velha do Matt, era na verdade um homem (e que Christian, pai do Matt, descobriu isso quando tentou transar com ela/ele). É só pegar a última cena, com o Sean esperando uma visita do serial killer Carver, pra ter um dos melhores finais de temporada de todos os tempos (esclarecendo: Sean era a “isca” da polícia, que planejava capturar o psicopata caso ele aparecesse). O Carver aparece, mas não na casa do Sean, e sim no apartamento do Christian. E a temporada se encerra com o Christian sendo dopado e com uma faca cortando o ar em  sua direcão. Fibrilei!

 

4. Lost – Terceira Temporada

lost

Difícil escolher qual season finale de LOST listar. Se pudesse, arrumaria espaço para todos os cinco – já que mesmo que os episódios de meio de temporada sejam irregulares e discutíveis, os encerramentos nunca são menos que eletrizantes. Mas como não ia ter graça fazer um top 10 com metade das posições reservadas para uma única série, optei pelo final do terceiro ano. Até pulei da cadeira naquela última cena, com a Kate saindo da camionete e encontrando o Jack, bêbado e barbudo – fora da ilha! “We have to go back”, ele grita enquanto ela vai embora. Estão do lado de um aeroporto e um avião decola naquele exato momento. Ui. 

 

3. Battlestar Galactica – Terceira Temporada

earth

Starbuck morreu na metade da temporada. A nave dela explodiu, uma judiação. E eis que, nos últimos minutos do season finale, ela reaparece de jatinho, voando lado a lado com Lee. Ele a vê e o queixo cai. “Kara?”, diz incrédulo. Ela: “Não se assuste, sou eu mesma. Eu estive na Terra. Eu sei onde é. E vou levar todos nós para lá”. A câmera dá um salto, viaja pelo universo e focaliza a Terra. Ao fundo, “All Along the Watchtower”, versão original de Jimi Hendrix. Muito, muito cool. E o terceiro melhor season finale que este blogueiro já viu.

 

2. Grey’s Anatomy – Quinta Temporada

greys

Como os minutos finais ainda são SPOILER até que o episódio seja exibido no Brasil, não vou me aprofundar nos comentários (a análise completa, você já sabe, está aqui). Basta dizer que este finale conseguiu se desfazer de todos os deslizes da temporada e ser, possivelmente, o melhor episódio que a série ofereceu em toda a sua história. E haja coração até o próximo capítulo!

 

E o season finale mais impressionante de todos os tempos (na minha opinião, dá licença?) é…

1. Buffy, A Caça-Vampiros – Quinta Temporada

Buffy-dies-The-Gift_l

Descobri a série com muito atraso. Tive a sorte de poder devorar os DVDs em sequência e de não ter que esperar meses entre uma temporada e outra. Caso contrário, não sei o que teria feito diante do último episódio do quinto ano, que colocou a protagonista, ninguém menos que a personagem-título Buffy, se sacrificando para salvar a irmã e o resto do mundo! Não cabia a pergunta: “Ai, será que ela morreu?”. A resposta era simples e clara: sim. A última cena foi categórica quanto à isso: a câmera se arrastando pelo cemitério dá um zoom no túmulo de Buffy Anne Summers, Beloved Friend. Palmas para Joss Whedon, o criador da série, pela grande sacada, e para os fãs que conseguiram aguentar o suspense durante meses sem cortar os pulsos.

E você? Concorda? Discorda? Quer só deixar um alô? Então diga: quais foram os finais de temporada – ou mais precisamente, os ganchos – que te deixaram de cara? Já sabe o que fazer!

Anúncios
Categorias:Top 10, TV
  1. 21 maio 2009 às 5:39 am

    Só li os de FRIENDS e LOST, já que acompanhei até as temporadas mencionadas e concordo com ambas inclusões. Mas eu prefiro a final da sétima de FRIENDS, que traz a dúvida da gravidez de Rachel. E a terceiro de LOST é mesmo a mais brilhante. Surpreendente é pouco. Eu ainda colocaria o final da quinta temporada de 24 HORAS.

    Ciao!

    • 21 maio 2009 às 5:57 am

      Wally, eu considerei o final de outras temporadas de Friends também – depois da quarta, a minha preferida seria a oitava, que termina com o Joey pedindo por acidente a Rachel em casamento, e o Ross entrando no quarto com um buquê de flores em seguida. O gancho da sétima temporada é bom, mas acho que seria mais emocionante se, ao invés de deixar explícito que a Rachel estava grávida, deixassem a dúvida pairando no ar!

      24 Horas é uma das minhas frustrações televisivas: vi só uma temporada e preciso-porque-preciso por em dia. Lamentei por não ter incluído na lista, porque realmente parece ser o tipo de série eletrizante, impossível de desgrudar os olhos!

      Ciao! 😉

  2. 21 maio 2009 às 1:40 pm

    Todos os finais de Losts são perfeitos mesmo!
    Mas esse é o melhor mesmo!
    Fiquei de boca aberta um bom tempo na frente da TV!
    E o de Grey’s também, mas na TV!

  3. 21 maio 2009 às 8:33 pm

    Adorei suas escolhas, conferi o final de Nip/Tuck, Lost, Grey’s Anatomy e Buffy e sei que foram escolhas certissimas, até porque não tem melhor final de episódio se não esses escolhidos, aqueles que acabam com um gancho incrivelmente intrigante.

    • 21 maio 2009 às 10:26 pm

      Alex, mesmo quando a temporada é irregular, como é o caso dessa quinta, os finais de Lost não falham em surpreender! E como assim: “E o de Grey’s também, mas na TV!”?? rsrsrs

      Mark, esses foram craques em deixar bons ganchos! Se posso te recomendar alguma série, veja Battlestar Galactica, que frequentemente deixa reviravoltas mais elaboradas do que qualquer outra série de ficção!

  4. Michael
    21 maio 2009 às 11:27 pm

    Com o final da oitava temporada de Friends me sinto assistindo uma novela, praticamente… o final de Grey’s Anatomy também não achei bom

    Concordo com o de Desperate Housewives, e Alias também tinha finais ótimos! E fico muito curioso pra ver Battlestar Galactica quando leio algo sobre ela 😀

  5. 22 maio 2009 às 12:15 am

    Infelizmente não tenho como seguir tantas séries, mas o final citado de Lost é um dos melhores. Provavelmente você não acompanhava “The Shield”, mas a cada final de temporada deixava os fãs super curiosos para a continuação da história. A série acabou agora, para quem assistia é uma pena e por sinal não são muitos os fãs aqui no Brasil.

    Abraço

  6. 22 maio 2009 às 12:25 am

    Louis, você gostou MESMO do final de temporada de “Grey’s Anatomy”, hein?????????????? :-))))))

    E eu adoro o “I take you, Rachel” do Ross! Apesar de odiar o casal… Estranho, né??

    Beijo!

  7. 22 maio 2009 às 12:44 am

    kkkkkkkkkk
    seria “mas no PC”

    • 22 maio 2009 às 3:28 am

      Michael, mas não é gostoso encontrar elementos de novela em séries de vez em quando? 🙂 Por isso gosto tanto de Brothers & Sisters e Ugly Betty!
      Assisti muito pouco de Alias, o bastante para saber que era genial e que não dava para desgrudar os olhos. Quem sabe um dia corrijo a falha e vejo tudo direitinho? E não perca tempo: corra atrás dos episódios de Battlestar Galactica – são imperdíveis!!!!

      Hugo, ouço maravilhas de The Shield, mas nunca vi – fazem muitas comparações desta com The Wire, uma série policial que é simplesmente divina, mas que tem finais de temporadas redondinhos, sem pontas soltas. Abraço!

      Ka, se gostei!!! 🙂 Assim que o episódio for ao ar no Sony, passe por aqui pra me dizer se gostou tanto quanto eu! E apesar de também me irritar com as indas e vindas de Ross e Rachel, achei esse gancho da season 4 super bem bolado!! Beijão.

      Alex, agora sim faz sentido!!! 😉

  8. Augusto J.
    22 maio 2009 às 7:58 am

    vi tudo de lost e prision break, prision break me deixo triste com o final dessa ultima temporada. lost é supremo hahaha

    • 22 maio 2009 às 8:29 am

      Augusto, já considerei correr atrás dos episódios de Prison Break, mas é tanta coisa que dá até desânimo! Já Lost eu nunca larguei e agora acompanho até o fim! Tem seus problemas, mas quando quer ser sensacional, consegue como ninguém!

  9. 22 maio 2009 às 11:58 pm

    Eu colocaria o final da segunda temporada de “Six Feet Under”.
    Fiquei em plena angústia pra saber o que iria acontecer com o Nate.

    • 23 maio 2009 às 12:05 am

      Matt, considerei esse gancho também, mas como quando vi a segunda temporada a série já estava exibindo a quarta (e eu já tinha visto, avulso, alguns episódios desta), eu já sabia que o Nate não morreria! Ou seja: zero suspense! rsrsrs

  10. Liliane
    23 maio 2009 às 5:36 am

    Poxa, vc deixou um IMPORTANTISSIMO epi de fora da lista

    21 GUNS – da 12ª temporada de ER

    CARACOLES, QUERIA TER BOLA DE CRISTAL PRA SABER O QUE VIRIA COM A 13ª…

    até hj quando ouço Open Eyes lembro desse epi e de todo nervosismo

    • 23 maio 2009 às 5:57 am

      Liliane, infelizmente só assisti às primeiras temporadas de E.R. e nunca cheguei a esse episódio! 😦

  11. Christine G.
    24 maio 2009 às 11:40 am

    Louis…

    Também senti falta da sesson finale de temp 2 de “Six Feet Under”. Mas já li sua resposta ao Matheus. Foi demais para mim pq nào sabia se o Nate viveria ou não.
    Parabens pelo blog epela inteligência nos comentários.

    Abração

    • 24 maio 2009 às 6:56 pm

      Christine, sempre é bom trocar uma idéia com uma fã de Six Feet Under, que para mim, é a melhor série já feita!! Obrigado pelo elogio.

      Abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: