Início > Música, TV > O aguardado primeiro episódio de Glee

O aguardado primeiro episódio de Glee

O primeiro episódio de “Glee”, nova série do criador de “Nip/Tuck” Ryan Murphy, mais parece um média-metragem de 40 minutos com começo, meio e fim. Não deixa maiores ganchos e os conflitos, se não estão todos resolvidos, tampouco deixam pontas soltas para serem prolongados por uma temporada inteira. Não tem nenhum elemento bizarro tão característico de Murphy e é tão surpreendentemente comum em sua fórmula que chega a lembrar “High School Musical”. Mas não dá para negar que é feito com desvelo – e tomando “Glee” por uma série teen modesta e esquecendo que o seu idealizador é dado a coisas bem mais escabrosas e anticonvencionais, dá para assistir com muito prazer. E garanto que o Piloto agrada de imediato, mais do que os episódios iniciais de “Gossip Girl”, “Greek” e derivados atuais.

glee

Narrada sob vários pontos de vista, mais ou menos como acontece em “Eleição” – aquele filme do Alexander Payne que eu simplesmente adoro -, “Glee” é sobre um professor de espanhol que, na juventude, era astro do coral da escola. Ele se dispõe a conduzir o coral do colégio onde trabalha quando o cargo fica vago, mas quase nenhum aluno se interessa em participar e os que aparecem para fazer teste são aqueles mais esquisitos e impopulares (as vagabundas loiras estão muito ocupadas infernizando a vida das mais feinhas e desfilando com seus uniformes de cheerleader, e os atletas estão jogando os freaks nas latas de lixo ou treinando futebol americano). Mas um dos atletas é meio que induzido a se juntar ao glee pelo professor e, óbvio, rola um climinha entre ele e a estrela do musical (que não é uma mosca-morta como a mocinha do “High School Musical”, e sim bastante dissimulada). Dá a entender que a temporada vai acompanhar a trajetória deste grupo desengonçado e deslocado – que conta ainda com uma negra com ares de diva, uma oriental, um afeminado e um aleijado – até o campeonato nacional, onde disputam com os corais de outras escolas. Entrementes, o professor descobre que a mulher está grávida; ela faz pressão para ele deixar o colégio, que está passando perrengue e remunera mal os funcionários, e procurar um emprego mais rentável, mas ele insiste na turminha do coral. E é isso.

A série só estréia oficialmente em Setembro e esse primeiro episódio, exibido ontem, 19 de Maio, na FOX americana, foi só para dar um gostinho e ir angariando fãs. Imagino que vá fazer sucesso entre o público-alvo, que deve ser mais composto por pré-adolescentes do que por quem já passou da puberdade. Mas isso não quer dizer que quem não pertence a esse seara não vai conseguir se envolver. Este, ao menos, foi um episódio bacana e bem feitinho, que não enrola e vai direto ao assunto; se a temporada manter essa linha, não precisa dizer mais nada: vou continuar acompanhando. Saldo positivo: o elenco jovem demonstra enorme vibração e talento (todos são novidade, só a mocinha Lea Michelle eu conhecia da Broadway) e as versões que eles fizeram de canções como “Rehab” e “Don’t Stop Believing” ficaram maravilhosas. Saldo negativo: fica até chato criticar algo assim, mas o fato é que “Glee” é normal demais para o que Ryan Murphy costuma fazer; não sei se ele está escondendo o jogo ou se realmente quer fazer um seriado básico – só sei que fica uma leve sensação de estranheza ao final. O jeito é esperar pra ver no que vai dar!

Fiquem com o promo liberado pela FOX, que contém unicamente cenas do episódio Piloto:

Interessado? “Glee” já está disponível no portal de downloads mais próximo a você.

Anúncios
Categorias:Música, TV
  1. 20 maio 2009 às 6:16 pm

    Quando a série começar mesmo, talvez dê uma conferida!
    Mas já baixei as versões de Don’t Stop Believin’ e Rehab! Ótimas!
    Esse episódio foi exibido ontem após o American Idol e teve muita vizibilidade!
    As músicas já estão com tudo no Itunes! DSB está em #2 o.O
    Acho que essa série vai ser famosa…

    • 20 maio 2009 às 7:25 pm

      Obrigado pela informação, Alex! 🙂

      O pessoal do marketing foi esperto. Lançar depois do American Idol, que tem tudo a ver com a temática do programa, garantiu enorme visibilidade! Com certeza vai emplacar.

  2. 21 maio 2009 às 8:38 pm

    Adorei a série, tem tudo pra me conquistar se conseguir se manter interessante e acredito que vai.

  3. 23 maio 2009 às 1:09 am

    Me viciei tanto nas músicas que não resisti e assiti ao Piloto! Muito bom!
    Já sei que essa série será meu vício!
    As músicas são ótimas e a trama é muito boa!
    Acho que esse episódio foi meio uma apresentação, por isso tem começo meio e fim (digamos), pq a verdadeira ação começa nos próximos episódios!

    • 23 maio 2009 às 3:22 am

      Alex, mesmo com um episódio, a série também já é um dos meus guilty pleasures favoritos, e com certeza vou continuar assistindo. Espero que os próximos episódios não fechem esse círculo completo e que a temporada não fique repetitiva ou dê sinais de cansaço. Ao que parece, as versões fabulosas de músicas conhecidas vão continuar acontecendo!

  4. gui
    16 agosto 2009 às 5:57 am

    tudo de bom… para qm é “traumado’ em “GOSSIP GIRLS” entre outras series adolescentes…essa concerteza esta vindo com tudo, adorei o 1º eps e estou ancioso pela estreia, e saindo o box irei comprar..kkkkkkkk

    • 16 agosto 2009 às 9:17 am

      gui, também sou viciado em Gossip Girl e acho que a gente precisa dessas séries meio bobinhas pra ser feliz! Glee já me conquistou logo de cara e pretendo continuar assistindo! o/

  5. 28 agosto 2009 às 8:19 pm

    Aah eu qeuro assistir o primeiro episódio…. alguém pode me explicar como ? aonde eu baixo pra mim verr ?

    • 28 agosto 2009 às 9:48 pm

      Jaao, procure no Orkut pela comunidade Series Load. Lá tem tópicos para séries específicas, Glee inclusive. E links para download devidamente legendados.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: